DISCIPLINA DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NO PROGRAMA PPGECIM/UFT: CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES
Abstract
Esta pesquisa foi realizada a partir de leituras, diálogos e socializações durante a disciplina de Epistemologia da Ciência do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Para respondermos nossa questão de pesquisa, “quais as contribuições da disciplina de Epistemologia da Ciência para os estudantes do PPGecim?”, objetivamos compreender os olhares dos estudantes do PPGecim sobre a disciplina e sua contribuição para a formação do professor pesquisador em ensino de Ciência e Matemática. Para tanto, realizamos um estudo de cunho qualitativo junto a onze estudantes matriculados na disciplina. O referido estudo nos permitiu conhecer os olhares dos estudantes acerca do processo formativo no qual estão inseridos, deixar registrada a forma de condução e desdobramento da primeira disciplina de Epistemologia da Ciência ofertada pelo PPGecim, além de evidenciar suas contribuições para a constituição do pesquisador em ensino de Ciências e Matemática.
References
AUTH, M. A; ANGOTTI, J. A. P. Contribuições epistemológicas para o ensino/aprendizagem de ciências. Contexto e Educação - Editora UNIJUÍ - Ano 18 - nº 69 - jan. /jun. 2003 - P. 69 – 86.
DELIZOICOV, D. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Departamento de Metodologia de Ensino, UFSC, Cad. Bras. Ens. Fís, 52 v.19, número especial: p. 52-69, jun. 2002.
JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia, 3° Ed. Revista e ampliada, Digitalizado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
KLÜBER, T. E. A disciplina de epistemologia e a formação de pesquisadores na área de ensino. Revista Ensino & Pesquisa, v.14, Suplemento Especial 2016, p.6-17. ISSN 2359-4381 online
LOPES. A. R. C. BACHELARD. O filósofo da desilusão. Escola Técnica Federal de Química – RJ. Cad. Cat. Ens. Fis, v.13, n3: p.248-273, dez.1996.
NEVES, I. P.; MONTEIRO, G. V. Uma reflexão sobre as contribuições epistemológicas para o ensino de matemática. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-Estar. ISSN 0000-000 ON LINE, Ano 1, Vol. I, Número 1, jul. Dez, p. 70-88, UFAM, 2017.
OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Instituto de Física, UFRGS, Cad. Cat. Ens. Fis., v.13, nº3: p.184-196, dez. Porto Alegre – RS, 1996.
SILVA, G. S. da; DANTAS, P. F. C.; GOIS, C. B. de.; FILHO, J. C. S.; Epistemologia da ciência: algumas considerações. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – NPGECIMA. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. Universidade Federal de Sergipe – UFS, 2013.
SILVEIRA, F. L. da.; A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Instituto de Física – UFRGS, Porto Alegre, RS. Cad. Cat. Ens. Fis. v.13, n3: p.197-218, dez.1996.
______ . A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre RS. Cad. Cat. Ens. Fis. v.13, nº 3: p.219-230, dez.1996.
SILVEIRA, F. P. R. A; OLIVEIRA, T. R.C.; PINHEIRO, L; MENDONÇA, Conceição A.S.; KOCK, A. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói/RJ, 2012. Disponível: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/ view/276/149http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0898-1.pdf. Acesso: 22 de maio de 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).