DISCIPLINA DE EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NO PROGRAMA PPGECIM/UFT: CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES

Palavras-chave: Epistemologia da Ciência. Professor Pesquisador. PPGecim. Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada a partir de leituras, diálogos e socializações durante a disciplina de Epistemologia da Ciência do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Para respondermos nossa questão de pesquisa, “quais as contribuições da disciplina de Epistemologia da Ciência para os estudantes do PPGecim?”, objetivamos compreender os olhares dos estudantes do PPGecim sobre a disciplina e sua contribuição para a formação do professor pesquisador em ensino de Ciência e Matemática. Para tanto, realizamos um estudo de cunho qualitativo junto a onze estudantes matriculados na disciplina. O referido estudo nos permitiu conhecer os olhares dos estudantes acerca do processo formativo no qual estão inseridos, deixar registrada a forma de condução e desdobramento da primeira disciplina de Epistemologia da Ciência ofertada pelo PPGecim, além de evidenciar suas contribuições para a constituição do pesquisador em ensino de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Patrícia Silvério da Silva Celedonio, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT/UFT).  Professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Araguaína/TO. 

Getúlio Pereira da Silva Júnior , Secretaria Municipal de Educação de Araguaína (Semed)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática - SISMAT/UFT.  Professor da Rede Pública Municipal de Ensino de Araguaína/TO.  

Raimundo Ribeiro dos Santos, Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática - SISMAT/UFT.  Professor da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Terezinha, MT.  

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Campus de Araguaína). Coordenadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Campus de Araguaína). 

Referências

AUTH, M. A; ANGOTTI, J. A. P. Contribuições epistemológicas para o ensino/aprendizagem de ciências. Contexto e Educação - Editora UNIJUÍ - Ano 18 - nº 69 - jan. /jun. 2003 - P. 69 – 86.

DELIZOICOV, D. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Departamento de Metodologia de Ensino, UFSC, Cad. Bras. Ens. Fís, 52 v.19, número especial: p. 52-69, jun. 2002.

JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia, 3° Ed. Revista e ampliada, Digitalizado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

KLÜBER, T. E. A disciplina de epistemologia e a formação de pesquisadores na área de ensino. Revista Ensino & Pesquisa, v.14, Suplemento Especial 2016, p.6-17. ISSN 2359-4381 online

LOPES. A. R. C. BACHELARD. O filósofo da desilusão. Escola Técnica Federal de Química – RJ. Cad. Cat. Ens. Fis, v.13, n3: p.248-273, dez.1996.

NEVES, I. P.; MONTEIRO, G. V. Uma reflexão sobre as contribuições epistemológicas para o ensino de matemática. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem-Estar. ISSN 0000-000 ON LINE, Ano 1, Vol. I, Número 1, jul. Dez, p. 70-88, UFAM, 2017.

OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Instituto de Física, UFRGS, Cad. Cat. Ens. Fis., v.13, nº3: p.184-196, dez. Porto Alegre – RS, 1996.

SILVA, G. S. da; DANTAS, P. F. C.; GOIS, C. B. de.; FILHO, J. C. S.; Epistemologia da ciência: algumas considerações. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – NPGECIMA. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. Universidade Federal de Sergipe – UFS, 2013.

SILVEIRA, F. L. da.; A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Instituto de Física – UFRGS, Porto Alegre, RS. Cad. Cat. Ens. Fis. v.13, n3: p.197-218, dez.1996.

______ . A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre RS. Cad. Cat. Ens. Fis. v.13, nº 3: p.219-230, dez.1996.

SILVEIRA, F. P. R. A; OLIVEIRA, T. R.C.; PINHEIRO, L; MENDONÇA, Conceição A.S.; KOCK, A. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói/RJ, 2012. Disponível: http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/ view/276/149http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0898-1.pdf. Acesso: 22 de maio de 2020.

Publicado
2022-03-11