SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS – SAETO: UM OLHAR SOBRE OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO EM PROVAS DO 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo se configura como parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE, no qual se propôs analisar questões de fração das provas do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins – SAETO, no período de 2011 a 2018. Para este trabalho propomos a análise de quatro questões de Matemática que tratam do conteúdo de fração. Este trabalho teve como objetivo analisar os diferentes significados de fração presentes em questões de provas do SAETO do 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, sendo três questões do 5º Ano (2011; 2017 e 2018) e uma questão do 9º Ano (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica e documental. As análises inspiram-se nos cinco significados de fração, a saber, número, medida, parte-todo, quociente e operador multiplicativo, proposto por Nunes et al (2003) e outros. Os resultados indicam que no período de 2011 a 2018, não foi possível identificar problemas envolvendo o significado “medida”, o que requer dos organizadores um cuidado especial ao elaborarem questões de provas do SAETO para lidar com o conteúdo de fração.
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