SEMÂNTICA E LÉXICO: A POLISSEMIA NA SALA DE AULA

Abstract

Os estudos semânticos acerca do significado são historicamente vistos como algo questionável devido à ausência de uma noção exata sobre o que seja de fato o significado. Nesta pesquisa, o estudo da semântica está ligado à lexia polissêmica, assim, o objetivo é refletir sobre o ensino de polissemia no ensino fundamental como recurso que auxilia na compreensão e nas diversas nuances de significados que uma palavra possa ter em seu uso. Apresenta metodologia qualitativa e selecionou-se como corpus campanhas publicitárias veiculadas em meio digital. A pesquisa insere-se no Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão, GELMA/UEMASUL. O aporte teórico de autores como Abrahão (2018), Oliveira (2017), Ferrarezi Jr. (2008), Ullmann (1964) e outros. Concluiu-se que o fenômeno polissemia presente no meio social é um instrumento que auxilia no desenvolvimento de compreensão de enunciados.

Author Biographies

Adriana Alves Silva Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Metodologia do ensino da Língua Portuguesa (FACIBRA). Especialista em Educação Especial/Inclusiva EAD (UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa GELMA (UEMASUL) ligado ao CNPq.

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Língua Portuguesa (PUC/SP). Membro dos Grupos de Pesquisa: GPeHLP – IP (PUC/SP) e vice-líder do GELMA (UEMASUL) ligados ao CNPq. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLe da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

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Published
2022-04-08