ENSINO DA TOPONÍMIA EM LIBRAS E EM PORTUGUÊS ESCRITO (L2) PARA SURDOS: PROPOSTAS PARA A APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Abstract

A Toponímia é a área da Linguística que estuda os nomes próprios de lugares e trata-se de uma das áreas da Onomástica, que estuda os nomes próprios em geral. Muitas investigações científicas têm sido desenvolvidas com foco na toponímia brasileira em Língua Portuguesa, em línguas indígenas e até na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Contudo, a aplicação da toponímia em ambientes escolares é um campo que está em ascensão. Sousa (2021) fez um apanhado desses estudos desenvolvidos no Brasil para dar base às discussões sobre a necessidade de se trabalhar com a toponímia em Libras e em Português escrito (L2) com alunos surdos do Ensino Básico. Neste artigo, apresentamos sugestões para o trabalho com a toponímia na educação de surdos em Libras (L1) e em Português escrito (L2), em uma perspectiva interdisciplinar e intercultural.

Author Biography

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Linguística e Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAC), Educação (PPGE/UFAC) e Linguística na Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGL/UNEMAT).

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Published
2022-04-08