LETRAMENTO CIENTÍFICO EM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO DE SABERES ECOFORMATIVOS
Abstract
Neste artigo, apresentamos uma síntese dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas/TO. O objetivo da pesquisa foi investigar como o Letramento Científico pode contribuir com o ensino de literatura, visando ao fortalecimento sociocientífico dos professores e alunos envolvidos na investigação. Mobilizamos contribuições teóricas e práticas advindas de diferentes campos do saber para subsiar o desenvolvimento do projeto de leitura Bosques do conto: (re)inventando a paisagem da vida. As atividades foram organizadas em torno de uma unidade didática, composta por gêneros satélites e o gênero âncora. As atividades foram desenvolvidas em três níveis: sensível (emoção), analítico (pensamento) e ecoativo (ação), sendo que cada nível se desdobrava em três subníveis (superficial, mediano e profundo). O ensino sistemático de gêneros sociocientíficos constitui-se como uma alternativa pedagógica para o ensino de leitura literária, concorrendo para uma formação sustentável.
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