EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA TURMA DO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?
Abstract
Nesta pesquisa, tivemos como objetivos analisar como as crianças agem, acionam e vivenciam as noções de racismo e discriminação racial em suas relações com outras crianças e adultos, identificar e analisar como se expressam o racismo e as práticas racistas no dia a dia das rotinas escolares. O marco teórico baseou-se em Abramowicz e Oliveira (2006, 2012), Munanga (2005, 2008, 2017), Cavalleiro (2001, 2014), Fazzi (2006), Schwarcz (2012a, 2012b, 2013), Gomes (2006, 2010, 2008, 2012), dentre outros e o percurso metodológico seguiu os princípios da pesquisa descritiva e qualitativa. As reflexões trazidas pela sociologia da infância e pela antropologia da criança permitem pensar a criança como sujeito e ator social de seu processo de socialização, e também construtora de sua infância, de forma plena, e não apenas como objeto passivo desse processo e/ou de qualquer outro. É nesse sentido que propomos pensar as relações raciais a partir do ponto de vista das próprias crianças que as vivenciam, neste caso, crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Itapetinga-BA. Os resultados apontam que, para os participantes, o racismo tem sua origem nos problemas relacionados à realidade vivida por eles no cotidiano escolar e social e expressa a representação da violência simbólica, relações de gênero e raça.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).