ANÁLISE DOS POEMAS “PATERNIDADE E “NINHO”, DE TIÃO PINHEIRO

Palavras-chave: Amor. Ausência. Poesia. Tião Pinheiro.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar os poemas paternidade e ninho, do poeta tocantinense Tião Pinheiro, selecionados em virtude de suas particularidades temáticas, presentes na obra De sonhos e de construção, publicada no ano de 2008, em Palmas – TO. Neste estudo, intencionou-se analisar de que forma o amor paterno vai sendo construído nos versos do poema paternidade e como a ausência vai sendo apresentada no poema ninho, por meio de suas temáticas, neste caso, amor e ausência Observa-se que, nos versos, algumas palavras apresentam sentido figurado e suscitam uma ampla análise. Para o início dessa abordagem, também, foram mencionados conceitos sobre poema, poesia e poesia contemporânea. Para fundamentar esta investigação, contaremos com os textos de Barthes (2013), Goldstein (1987), Moisés (2004), Paz (1976), Bachelard (1978), entre outros. Após apresentação de tais conceitos, apresentaremos análise dos poemas supracitados. Com este estudo, pretende-se mostrar a construção da ideia de amor, seja presente ou ausente, nos textos escolhidos.

 

 

 

Biografia do Autor

Rosana Quadros Santos Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Instituição FAAP e Graduação em Pedagogia pela Instituição FAIARA. Docente do curso de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Referências

BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradução de Joaquim José Moura Ramos (et al.). São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.183-354 (Coleção os Pensadores).

BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.

BUSATO, S. Leitura de uma anatomia: poesia brasileira contemporânea e os ossos do ofício. Eutomia, revista de literatura e linguística. v. 8, p. 1-1. Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

COSTA, M. M. da. Teoria da Literatura II. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2008.

CRUZ, D. A; MADEIRA, P. M. Literatura e intertextualidade em João Manuel Simões: leituras e diálogos poéticos. Caderno PDE. Os desafios da Escola pública paranaense na perspectiva professor PDE. Volume 1. Paraná, 2013.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática,1987.

MOISÉS, M. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

OLIVEIRA. A. C. Língua portuguesa dicionário escolar. Blumenau: Vale das Letras, 2011.

PAZ, O. O arco e a lira. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1976.

______. Signos em Rotação. São Paulo. Perspectiva, 1996.

PINHEIRO, T. De sonhos e de construção – Poemas. Palmas. Provisão Estação Gráfica e Editora LTDA, 2008.

SARTORI, A. C. R; ZILBERMAN, M. L. Revisitando o conceito de síndrome do ninho vazio. Revista Psiquiatra Clínica, São Paulo, v. 36, n.3, p.112-121.2009.

SPINA, S. Ensaios de Crítica Literária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

VALMORBIDA, N. M. Uma leitura do espaço da casa na obra de Mário Quintana: um convite ao devaneio. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de Santa Cruz do Sul. UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.

Publicado
2022-02-16