O LAZER E SAÚDE COMO ELEMENTO INFLUENCIADOR DO PROCESSO DE ENSINAGEM DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Abstract

As atividades de lazer vêm sendo negligenciadas pelas políticas sociais, fazendo com que essas atividades tornem-se um bem de consumo. Objetivou-se descrever como o lazer e saúde influenciam no processo de ensinagem de docentes em Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo, realizada por meio de uma revisão sistemática. Foram identificados os artigos que se enquadravam nos critérios de inclusão e exclusão, totalizando 10 publicações para leitura. Observou-se que o local de residencia, grandes centros ou cidades menores, e o gênero dos docentes influenciam no acesso ao lazer, que por sua vez implica na saúde destes. Concluiu-se que se uma instituição não promove e/ou incentiva os professores às atividades de lazer, pode levá-los ao adoecimento, trazendo prejuízos a Instituição e ao próprio ensino.

Author Biographies

Martin Dharlle Oliveira Santana, Faculdade Itop

Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professor da Faculdade ITOP. 

Ruhena Kelber Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorando em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Published
2022-05-17