A LEITURA DE HQ’s EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOB A ÓPTICA DA LINGUAGEM BAKHTINIANA
Abstract
A presença de imagens carregadas de intenções inunda nossos olhos e mentes. Porém, mesmo condicionados a relacioná-las a algum tipo de significação, muitas vezes não nos indagamos acerca do potencial encoberto nessa modalidade. Essa atitude faz com que certos enunciados subjacentes, que podem direcionar a nossa interpretação durante a leitura de imagens, passem despercebidos, diminuindo as chances de uma interpretação consistente. Neste artigo, refletimos a respeito dos possíveis trajetos que a leitura de HQ’s, em especial as graphic novels, podem proporcionar em um contexto de sala de aula ao encararmos o gênero como uma oportunidade de exercitarmos a capacidade de inferir significados em um mundo pictórico. Apresentamos a interpretação do romance gráfico Pílulas azuis (2016), do cartunista Frederik Peeters, associada à noção de signo ideológico, proposta pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (1981), a qual explora o signo como uma categoria profundamente relacionada à ideologia.
PALAVRAS-CHAVE: Signo ideológico. Multimodalidade. Leitura. Graphic novel.
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