OS MODALIZADORES DISCURSIVOS NO GÊNERO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Abstract
Esta pesquisa visa investigar a ocorrência e o funcionamento semântico-discursivo e pragmático dos modalizadores discursivos no gênero relatório de estágio curricular supervisionado, como estratégia semântico argumentativa. A pesquisa parte dos estudos da Semântica Argumentativa e fundamenta-se nos estudos sobre a Modalização Discursiva, a partir de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009, 2018), Nascimento e Silva (2012), entre outros, além de autores que abordam o gênero relatório de estágio, a luz da concepção de gênero discursivo de Bakhtin (2011). Em termos metodológicos, a investigação assume uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e de base interpretativa. O corpus foi constituído por 10 (dez) relatórios de estágio. As análises revelam a presença em maior número da modalização avaliativa, delimitadora e deôntica de obrigatoriedade, utilizados como estratégia argumentativa pelos locutores. Além disso, foi possível definir o estilo linguístico, o conteúdo temático e a construção composicional do gênero estudado.
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