OS MODALIZADORES DISCURSIVOS NO GÊNERO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Abstract

Esta pesquisa visa investigar a ocorrência e o funcionamento semântico-discursivo e pragmático dos modalizadores discursivos no gênero relatório de estágio curricular supervisionado, como estratégia semântico argumentativa. A pesquisa parte dos estudos da Semântica Argumentativa e fundamenta-se nos estudos sobre a Modalização Discursiva, a partir de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009, 2018), Nascimento e Silva (2012), entre outros, além de autores que abordam o gênero relatório de estágio, a luz da concepção de gênero discursivo de Bakhtin (2011). Em termos metodológicos, a investigação assume uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e de base interpretativa. O corpus foi constituído por 10 (dez) relatórios de estágio. As análises revelam a presença em maior número da modalização avaliativa, delimitadora e deôntica de obrigatoriedade, utilizados como estratégia argumentativa pelos locutores. Além disso, foi possível definir o estilo linguístico, o conteúdo temático e a construção composicional do gênero estudado.

Author Biographies

Thaislane Balbino Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Francisca Janete da Silva Adelino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Kátia Regina Gonçalves de Deus, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Published
2023-09-20
Section
Artigos