A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DE LEITE PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO TANGRAM NO ENSINO DA GEOMETRIA
Abstract
Este artigo objetiva inspirar professores de Matemática quanto à utilização de materiais didáticos no ensino, possibilitando desenvolver aulas envolvendo temas transversais como o descarte correto de materiais, visando à preservação ambiental. Inúmeros são os desafios encontrados por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A utilização de materiais didáticos como Jogos e Materiais Concretos e, em especial, o Tangram, pode promover tanto uma alternativa metodológica de ensino para os docentes quanto uma maneira mais dinâmica e interativa de aprender alguns conceitos matemáticos por parte dos alunos, fazendo-o com a utilização desse recurso didático. O presente texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica que, além de abordar temas como a importância do lúdico, dos laboratórios para o ensino de Matemática, dos jogos e materiais concretos, baseados na teoria piagetiana, almeja, como resultado, apresentar para professores a construção do quebra cabeça Tangram valendo-se de materiais descartados.
References
BARROS, J. J. P. O Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental. 2016. 74 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
BEZERRA, A. V. R. C. A importância dos materiais concretos, os jogos, nas aulas de matemática. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, Campina Grande, Parnaíba: Realize, p. 1-12, 2012.
BEZERRA, R. G.; SUESS, R. C. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, v. 1, p. 233-242, 2013.
BOYER, C. B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMPOS, A. S. et al. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, 2020.
DAVIS, C. L. F. et al. Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicologia da Educação., n. 34, 2012.
FERREIRA, J. E.; PEREIRA, S. G.; BORGES, D. C. S. A importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação e Cultura, 7, 2013.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. In: Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
FONTANA, E. A. A importância do lúdico no ensino da matemática e estatística no ensino fundamental. In: CONFERÊNCIA SATÉLITE IASE: Experiências em sala de aula. Rio de Janeiro: SERJ, 2015.
GERVÁZIO, S. N. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. In: Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 9, p. 42-55, jul. 2017.
MIRANDA, R. Estudo das Formas Geométricas Através da Utilização do Tangram. Dissertação – Mestrado em Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
RODRIGUES, P. F. C.; ABREU, L. A. F.; AMBROSIO, R. J. A importância da utilização do laboratório de matemática como facilitador da aprendizagem: uma proposta no IFF - campos centro. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, São Paulo, p. 1-7, jul. 2016.
SILVA, R. C. O papel do laboratório no ensino de matemática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife: UFPE, 2004.
SUHR, I. R. F. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).