O USO DE GÊNERO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
Abstract
No cenário atual do ensino de língua estrangeira na educação básica, a leitura continua tendo maior foco, porém, para melhor desenvolvimento da aprendizagem, o aluno precisa ter contato também com as demais destrezas comunicativas. Nesse sentido, apresentamos os resultados obtidos com os alunos dos 1º anos do Ensino Médio no projeto de ensino Intercambio de Géneros e Ideas, realizado em duas instituições de ensino de duas cidades de Minas Gerais. Este trabalho faz um diálogo entre a teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006; CRISTOVÃO, 2009) e da motivação (BAKER, 1993; BROWN, 1994; ALMEIDA FILHO, 2002), de maneira a observar como a produção escrita, explorando os gêneros por meio de suas características estruturais e sociais, possibilita maior entusiasmo por parte dos estudantes. Os dados apontaram que os alunos se mostraram entusiasmados e engajados ao participarem de produção escrita significativa, mesmo com turmas cheias e com quantidade exígua de aulas.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).