EDITORIAL

Abstract

Políticas Públicas de Educação e de Saúde, Ensino Remoto, Formação Profissional, Serviços em Saúde, Educação em Saúde, Gestão, Planejamento Bioética, Meio Ambiente e Informação em Saúde, são alguns dos temas que emergem deste dossiê intitulado Ensino em Saúde: perspectivas profissionais para a docência, cujo foco principal foi pautado no crescimento vertiginoso de escolas profissionalizantes de nível médio e Instituições de Ensino Superior que tem evidenciado cada vez mais os desafios encontrados na formação inicial dos profissionais de saúde que têm ocupado os espaços de docência, uma vez que grande parte dos currículos não contempla o preparo e o fazer docente.

Author Biographies

Kelber Abrão , Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – FURG. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. 

Mariângela Afonso Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 como coordenadora de área no PIBID, atualmente é tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018. 

Renan Antônio da Silva , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pesquisador Emérito (Investigador Emérito) na Universidade de Sevilla - Espanha (2021). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), FIOCRUZ, e UECE. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. 

References

ABRÃO. K.. Fundamentos em Ensino em Saúde: Volume I. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2019. v. 1. 156p.
BORATO, A. et al. Valoração das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre concluintes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 18. n. 1, p.103-115, 2018. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.424
103. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/424.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União. Brasília, DF, Seção 1, ano 126, n.191-A, p.01-32, 05 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao.htm.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, Seção 1, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
MONTIEL, F. C. ; SILVA, P. R. L. ; AFONSO, M. R. Construindo processos de ensino e de aprendizagem através de uma metodologia ativa em aulas de educação física. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte, v. 4, p. 241-255, 2021.
PIVETTA, H. M. F. et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 31, p. 377-390, dez. 2010. E-ISSN 1516-4896. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3634. Disponível em:https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3634/3319 Acesso em: 23 jun. 2021.
PUHL, M. J., DRESCH, Ó. I. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. Di@logus, v. 5, n. 1, ISSN 2316-4034. Disponível em: https://philarchive.org/archive/DREOCE. Acesso em: 24 jun. 2021.
Published
2021-08-26
Section
Apresentação