DO TEXTO MULTISSEMIÓTICO AO TEXTO VERBAL: UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO
Abstract
Esta pesquisa investigou as articulações entre os textos multimodais, presente nas propostas de redação do ENEM (2009 e 2016), e as estratégias de reconfiguração dos textos verbo-visuais nessa proposta, culminando na produção escrita das redações modelo nota máxima. Para isso, foi necessário descrever a multimodalidade nessa Proposta de Redação, a partir da articulação dos textos verbo-visuais, em consonância das categorias/metafunções da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). Em um prisma teórico-metodológico, situamo-nos no campo de estudo da Linguística Aplicada que tem contribuído na utilização de métodos de investigação de base interpretativista (MOITA LOPES, 1996). Os resultados a priori demonstram que as práticas de letramentos visuais acionadas pelos/as candidatos/as possibilitam a organização multissemiótica dos significados sociais construídos, a partir das várias estratégias para processamento de leitura, no planejamento da escrita do texto, através da apreensão dos textos multimodais que compõem o gênero proposta de redação do Enem. Conclui-se que a formação de leitores-produtores de textos verbo-visuais nessas propostas, faz-se hoje necessária, tendo em vista a matriz de avaliação da redação do Enem, demandando dos participantes uma maior proficiência na leitura crítico/visual dos textos motivadores, resultando na identificação das ideias centrais da proposta, visando o estímulo à produção de um texto, a partir do uso das estratégias linguístico-discursivas próprias à constituição de um texto de predominância dissertativo-argumentativo.
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