PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ARTICULANDO SABERES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Abstract

A Pedagogia da Alternância vem sendo discutida de modo amplo como uma realização educacional solidária aos povos camponeses. Nesta afirmação, dois pontos ficam em evidência. O primeiro é a natureza dessa realização para além de uma mera organização prática, mas com a amplitude e munida de um compêndio teórico que embasam essa prática. O segundo aponta um questionamento de sua solidariedade em função de apropriações de sua prática por parte de uma visão contraditória de educação, de campo e de sociedade. Desse modo, a partir de uma revisão bibliográfica, o texto a seguir apresenta uma discussão teórica da base que informa a Pedagogia da Alternância para uma realização solidária aos camponeses. Além disso, aponta possíveis desdobramentos e necessárias posturas educacionais que evidenciam os princípios da Pedagogia da Alternância na movimentação entre Campo e Educação.

Author Biography

Fernando Vieira da Cruz, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre e Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Música. Especialista em Educação do Campo.  Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

References

ARROYO, Miguel G. Pedagogia do Oprimido. In: Dicionário da Educação do Campo. Caldart, Roseli Salete. Pereira, Isabel Brasil. Alentejano, Paulo. Frigotto, Gaudêncio. Brasília/DF: Incra MDA, 2008. p. 555-563.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2004. DOI: 10.22409/tn.2i2.p3644. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/3644.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: Campo. Políticas públicas: educação. Rio de Janeiro/RJ: Expressão Popular, 2008. p. 67–86.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In: Dicionário da Educação do Campo. Caldart, Roseli Salete. Pereira, Isabel Brasil. Alentejano, Paulo. Frigotto, Gaudêncio. Brasília/DF: Incra MDA, 2008. p. 563-571.
CIAVATTA, Maria. LOBO, Roberta. Pedagogia Socialista. In: Dicionário da Educação do Campo. Caldart, Roseli Salete. Pereira, Isabel Brasil. Alentejano, Paulo. Frigotto, Gaudêncio. Brasília/DF: Incra MDA, 2008. p. 548–555.
CRUZ, Fernando Vieira Da; OLIVEIRA CRUZ, Dayana Aparecida Marques De. Educação do Campo e Educação Musical Como Projetos de Emancipação Humana. In: MEURER, Ane Carine; FOMER, Ivanio; ALMEIDA, Ricardo Santos De (org.). Educação do Campo: Saberes, diálogos e resistência. Santa Maria/RS: Arco Editores, 2021. p. 262–275. DOI: 10.48209/978-19.
DE’ CARLI, Caetano. Sete pontos para se pensar a educação do campo. In: LIVRO 1 DESENVOLVIMENTO LOCAL, REDES, ATORES E TERRITÓRIOS 2016, Recife/PE. Anais [...]. Recife/PE p. 71–115.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília/DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 27–39.
FREITAS, Helana Célia De Abreu. Rumos da Educação do Campo. Em Aberto, [S. l.], v. 24, n. 85, p. 35–49, 2011. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.24i85.2484.
INSTITUTO LULA. Das lutas pela terra, há 35 anos nascia o MST. 21 de janeiro de 2019. Disponível em:< https://institutolula.org/das-lutas-pela-terra-ha-35-anos-nascia-o-mst>. Acesso em: 12 de agosto de 2021.
NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, [S. l.], 2014.
PACHECO, Luci Mary Duso. Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: A Pedagogia da Alternância e a Casa Famliliar Rural em Frederico Westphalen. 2010. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, [S. l.], 2010.
RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 27–45, 2008. DOI: 10.1590/s1517-97022008000100003.
SAVIANI, Demerval. Prefácio. In NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, [S. l.], 2014.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo razão e emoção. 4. ed. São Paulo/SP: EDUSP, 2006.
Published
2022-09-28