INOVAÇÃO ACADÊMICA CRÍTICA: LIVES NA INTERNET E AULAS REMOTAS COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA
Abstract
O artigo se investiga as lives na internet que se proliferaram nesse tempo pandêmico que vivemos e seus desdobramentos como aulas remotas na educação básica e no ensino superior. O objetivo principal dessa pesquisa é relacionar aspectos positivos e negativos das lives, tomando-os como desafios e perspectivas de uma educação inovadora crítica nas aulas remotas na universidade e na escola, para sistematizar, a partir da prática, uma reflexão que conduza para um conjunto de indicativos do que veio para ficar na educação pós-pandemia. O trabalho é eminentemente bibliográfico e incorpora a experiência dos autores no ensino superior remoto e síncrono. Os resultados apontam para um conjunto de considerações indicativas que sinaliza a preocupação com as respostas simples para os problemas complexos da educação, mas também percebe que é necessário uma abertura dos educadores para novas práticas que se consolidaram nesse momento da pandemia.
References
ANDERSON, Chris. Free - grátis: o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BONTEMPO, Renato. Podcast descomplicado: crie podcasts impossíveis de ser igno-rados. Patos de Minas: Bicho da Goiaba, 2020.
BORGES, Federico. Profcast: aprender y enseñar con podcasts. Barcelona: Editorial UOC, 2009.
BRINGEL, Breno; PLEYERS, Geoffrey (Orgs.). Alerta global: políticas, movimientos so-ciales y futuro en disputa en tiempos de pandemia. Buenos Aires: CLACSO; Lima: ALA, 2020.
BURGUESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube: online video and participatory culture. Cambridge: Polity Press, 2018.
CANNELL, Sean; TRAVES, Benji. Youtube Secrets: the ultimate guide to growing your following and making money as a video influencer. Austin/Texas: Lioncrest, 2018.
COUTINHO, Camilo. Vídeos que vendem mais: tenha resultados imbatíveis desvendan-do os segredos do videomarketing. São Paulo: DVS, 2020.
EVES, Derral. The YouTube Formula. New Jersey: Wiley, 2021.
FLATSCHART, Fábio. Livro digital etc. Rio de Janeiro: iMasters, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: ANCA/MST, 2004.
GOLLOWAY, Scott. Os quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google - o segredo dos gi-gantes da tecnologia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
GUIMARÃES, Ana Lúcia. Aprendizagem colaborativa e redes sociais: experiências inovadoras. Curitiba: Appris, 2018.
LANZETTA, Gus. Ouvindo vozes: como criar um podcast de sucesso e ainda ganhar dinheiro com isso. São Paulo: Planeta, 2021.
LOPES, Cristiano Gomes. Aprendizagem colaborativa na palma da mão: os grupos de Whatsapp como extensão da sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
LUIZ, Lucio (Org.). Reflexões sobre podcast. Nova Iguaçu: Marsupial, 2014.
MOWAT, Jon. Vídeo Marketing. Belo Horizonte: Autêntica Business, 2018.
PALMEIRA, Carlos. Magazine Luiza anuncia compra da plataforma Jovem Nerd. Pu-blicado em 14/04/2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/215524-magazine-luiza-anuncia-compra-plataforma-jovem-nerd.htm Acesso em: 20 jul. 2021.
PAZ, José Flávio da; ROCHA, Ricael Spirandeli. Metodologias ativas, pensamento crítico e criativo e outras tendências para o ensino na atualidade. Revista Humanidades e Ino-vação, v. 8, n. 41, 2021.
PHILLIPS, Linda; BAIRD, Derek; FOGG, BJ. Facebook para educadores. Disponível em: https://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook-para-educadores.pdf Aces-so em: 27 jul. 2021.
PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea. (Orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
PROCÓPIO, Ednei. A revolução dos ebooks: a indústria dos livros na era digital. São Paulo: SENAI-SP, 2013.
RODRIGUES, Teresa Cristina; TELES, Lucio França. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Rev. Bras. Estud. Pedag., Brasília, v. 100, n. 254, p. 17-38, jan./abr. 2019.
SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Elefante, 2017.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
STOKEL-WALKER, Chris. Youtubers: how YouTube shook up TV and created a new generation of stars. Kingston upon Thames: Canbury Press, 2019.
TOMIO, Daniela; BIHRINGER, Katiúscia Raika Brandt; TRIGO, Luciane Katheryne Lou-renço. Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 540-554, maio/ago. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).