INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abstract
O ensino em odontologia exige que os alunos desenvolvam além dos conhecimentos teóricos, habilidades manuais e competências atitudinais. Um grande desafio tem sido como avaliar essas competências adquiridas. Esta pesquisa é uma revisão integrativa sobre estratégias de avaliação formativa utilizadas no curso de graduação de odontologia. Utilizou-se a estratégia PICO para a seleção dos artigos nas bases de dados LILACS e PUBMED. Foram identificados 49 artigos. Seguindo os critérios de elegibilidade, foram excluídos 37, pois não estavam em concordância com os parâmetros previamente estabelecidos. A amostra final foi composta por 12 artigos. Segundo as publicações analisadas, várias são as estratégias que estão sendo utilizadas na avaliação formativa de alunos da graduação em odontologia, o seu emprego deve estar em consonância com os objetivos de aprendizagem propostos no curso, dessa forma a avaliação formativa terá o papel de provocar a reflexão do aluno sobre o seu processo de aprendizagem.
References
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Conselho Nacional de Educação Superior, Câmara de Educação Superior, 2002.
CHAVES, L. H. K. (et. al.). Percepção do estudante sobre a implantação do método OSCE no curso de Odontologia em uma universidade particular. ABENO, n. 19 (2), p. 63-70, 2019.
CARRER, F. C. D. A. (et. al.). O ensino da Clínica Ampliada para ingressantes do. ABENO , n. 17(4), p. 108-120, 2017.
FROTA, M. M. A. (et. al.). O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino- aprendizagem para a formação em odontologia. Adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. ABENO, v. 11, n. 1, p. 23-28, 2011.
GERHARD-SZEP, S. (et. al.). Assessment formats in dental medicine: An overview. GMS J Med Educ, n. 33 (4), Doc65. Aug 15, 2016. doi: 10.3205/zma001064. PMID: 27579365; PMCID: PMC5003142.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LOGAR, G. D. A. (et. al.). O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. ABENO, n. 18 (1), p. 15- 24, 2018.
MELO JÚNIOR, P. M. R. D. (et. al.). Sala de aula invertida para o ensino do conteúdo abertura coronária em Endodontia. ABENO, n. 18 (2), p. 182-191, 2018.
OLIVEIRA, R. G. D. (et. al.). Problematização como método ativo de ensino- aprendizagem em um Curso de Odontologia. ABENO, n. 15(2), p. 74-78, 2015.
DE PERALTA T.L. (et. al.). Caries Removal by First-Year Dental Students: A Multisource Competency Assessment Strategy for Reflective Practice. J Dent Educ. n. 81 (1), p.87-95, Janeiro 2017.
QUEIROZ, J. R. C. (et. al.). Aprendizagem por projeto e inovação tecnológica: união por competências. ABENO, n. 16 (2), p. 2-6, 2016.
SANTOS, C .M.C.; PIMENTA, C. A.M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, n.3 (15), p.508- 511, Junho 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
SETTE-DE-SOUZA, P. H.; SILVA, A. C. B. D. Avaliações múltiplas para o aprendizado contínuo: relato de experiência. ABENO , v. 16, n. 4, p. 79-84, 2016.
SOUZA, M. T. D.; SILVA, M. D. D.; CARVALHO, R. D. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102- 106, janeiro- março 2010.
STEFFENS, J. P. (et. al.). Avaliação contínua da aprendizagem por meio da aplicação de quiz semanal no ensino da Periodontia. ABENO, v. 18(4), p. 14-20, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).