INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Abstract

O ensino em odontologia exige que os alunos desenvolvam além dos conhecimentos teóricos, habilidades manuais e competências atitudinais. Um grande desafio tem sido como avaliar essas competências adquiridas.  Esta pesquisa é uma revisão integrativa sobre estratégias de avaliação formativa utilizadas no curso de graduação de odontologia. Utilizou-se a estratégia PICO para a seleção dos artigos nas bases de dados LILACS e PUBMED. Foram identificados 49 artigos. Seguindo os critérios de elegibilidade, foram excluídos 37, pois não estavam em concordância com os parâmetros previamente estabelecidos. A amostra final foi composta por 12 artigos. Segundo as publicações analisadas, várias são as estratégias que estão sendo utilizadas na avaliação formativa de alunos da graduação em odontologia, o seu emprego deve estar em consonância com os objetivos de aprendizagem propostos no curso, dessa forma a avaliação formativa terá o papel de provocar a reflexão do aluno sobre o seu processo de aprendizagem.

Author Biographies

Daniela Rezende Abram Sarri, Centro Universitário Católica do Tocantins

Cirurgiã dentista, especializanda em Processos Educacionais Inovadores (UniCatólica).

Karina Maschietto de Lima Assis, UniCatólica

Cirurgiã dentista, especializanda em Processos Educacionais Inovadores (UniCatólica).

Paula Rodrigues Barbosa de Freitas, UniCatólica

Cirurgiã dentista, especializanda em Processos Educacionais Inovadores (UniCatólica).

Valdirene Cássia da Silva, Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

Doutora e Mestre em Educação (UFBA), Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens e Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Atualmente é professora do Centro Universitário Católica do Tocantins, coordenadora do Núcleo de Apoio Didático-metodológico - Nadime (UniCatólica) e consultora pedagógica da Escola Superior da Magistratura Tocantinense  (Esmat).

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Published
2021-10-14