CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): DESVELANDO O CONCEITO DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
Abstract
As políticas públicas brasileiras têm se pautado numa conjuntura em que a globalização se impõe como obrigatória em função do momento histórico vivenciado; no campo educacional, a problemática tem associado Educação e Qualidade. O objetivo deste estudo é apresentar o estado da arte/estado de conhecimento que busca caracterizar a qualidade socialmente referenciada. A justificativa para essa investigação é a existência de um movimento teórico constitutivo do conceito, que parte de uma vinculação política-ideológica até a sua potencialização em favor da cidadania. Para isso, em termos metodológicos, a pesquisa foi orientada por uma abordagem crítica, levando em consideração o caráter contraditório e multifacetado da definição e do uso do termo qualidade no Brasil. Como abordagem analítica dos dados do estado da arte/estado de conhecimento, utilizou-se a análise de conteúdo.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).