FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Abstract
Esse artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas à formação de professores, a partir da década de oitenta, quando se busca superar a racionalidade técnica e construir alternativas que contribuam para a formação crítica dos educadores. Fundamentam este estudo, autores como Nóvoa (1995), Tardif (2002), Mizukami et. al. (2002), Pimenta (2002) que discutem a formação de professores e Vygotsky (2001, 2005), Leontiev (2004), Davídov (1988), entre outros, que fundamentam os estudos a respeito do ensino desenvolvimental, que visa à formação do pensamento teórico dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação e de entrevistas auxiliam no levantamento dos dados. Os resultados sinalizam para os desafios enfrentados por professores e acadêmicos em se apropriarem dos conceitos da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental, importantes para o planejamento do ensino que vise à formação do pensamento teórico e o desenvolvimento do pensamento cognitivo.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).