A FORMULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO - EMPODERAMENTO, GÊNESE E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Abstract
O artigo apresentado é fruto de pesquisa desenvolvida que teve como tema “A Formulação do Sistema Único de Educação em Mato Grosso: Empoderamento, Gênese e Participação no processo de construção do Sistema Nacional de Educação”. A pesquisa foi indagação que se dispôs a compreender a produção histórica e educacional no sentido de se vislumbrar o horizonte de um Sistema Nacional de Educação que pense a carreira, a formação inicial e continuada dos professores, técnicos, apoio administrativo. Sua problematização teve como foco o estudo da organização da educação, ecoando a contribuição do estado à formulação do Sistema Único de Educação. O objetivo foi compreender as políticas públicas de qualificação social da educação em Mato Grosso. O estudo teve como base de sustentação o materialismo histórico, método que comportou o empenho de compreensão em vista da totalidade do fenômeno estudado como “síntese de muitas determinações”. A abordagem qualitativa foi a técnica utilizada que, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com estudiosos conectados a fomentação, análise, formulação e aglutinação de esforços para refletir o Plano Nacional de Educação (PNE) na razão próxima à formulação do Plano Estadual de Educação (PEE) em Mato Grosso, tais como: Carlos Augusto Abicalil, Geraldo Grossi Júnior, Fátima Aparecida da Silva Resende, Ságuas Moraes Sousa e Henrique Lopes do Nascimento. Os resultados apontaram para a urgência de que a “educação para todos” ou a ideia de uma “pátria educadora” pode e deve se consolidar como política de Estado construída na perspectiva dos planos estaduais e planos municipais, ancorados no marco legal do Plano Nacional de Educação (PNE).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).