PRÁTICAS DISCURSIVAS DE AGENTES SOCIOEDUCADORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Abstract
Atualmente as questões da socioeducação têm sido vista como um problema social, mas que precisa ser analisado de uma forma crítica e ética. Pois, a socioeducação está cercada de tensões, violências, desinformações, que na maioria das vezes, tendem a bloquear ações emancipadoras e transformadoras. Assim, neste trabalho apresenta reflexões sobre as práticas socioeducativas e suas contribuições para a reinserção social de adolescentes em situação de risco, fazendo um paralelo entre as práticas dos agentes socioeducadores e as diretrizes socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Trata-se de um estudo fundamentado na filosofia do Realismo Crítico de Bhaskar (1989), na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001, 2003a); bem como da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). Os dados foram coletados mediante entrevistas com quatro agentes socioeducadores, do Centro Socioeducativo Complexo Pomeri em Cuiabá-MT. As análises linguístico-discursivas das entrevistas revelam as especificidades da profissão de agente socioeducador, bem como da necessidade de investimentos na formação desses profissionais.
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