DIDATIZAÇÃO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: DESVELANDO OS SENTIDOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Abstract
Este artigo objetiva apresentar um protótipo didático que articula um trabalho pedagógico, de tipo interventivo, com enunciados/textos publicitários estudados pelo viés da Análise Crítica Discursiva (ACD), desenvolvida por Fairclough (2016), da Teoria dos Gêneros do Discurso (BAKHTIN, 2003), com vistas a associar a práxis pedagógica aos estudos epistemológicos dos Multiletramentos postulados pelo Grupo de Nova Londres (GNL) e desenvolvidos por Rojo (2009, 2013), Rojo e Moura (2012), Rojo e Barbosa (2015). Nessa perspectiva, sem pretensões de fornecer “receitas prontas”, compartilha-se com os profissionais das linguagens um dispositivo didático-analítico que seja capaz, efetivamente, de inserir os educandos em práticas discursivas mais críticas que possibilitem transformar as ações (multi)letradas para além dos muros escolares.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).