O JOGO COMO ATIVIDADE INTERATIVA E COLABORATIVA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR ALUNOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Abstract
Este estudo relata e discute um trabalho realizado em sala de aula de língua estrangeira e busca suscitar e entender as oportunidades de aprendizagem através dos jogos. Pautados na teoria sociocultural, nos estudos sobre a interação (BROWN, 1994; HALL, 2001; RIVERS, 1987, entre outros), e, também, nos construtos sobre jogos (HADFIELD, 1999; RINVOLUCRI, 1984, entre outros), buscamos o suporte teórico para nossa pesquisa. Para isso, realizamos, em uma turma de sétimo ano da educação básica, em uma escola pública, uma investigação qualitativa em que gravamos em áudio as interações dos alunos durante a realização de atividades em que envolviam os jogos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e a professora para compreendermos como os jogos podem facilitar a aprendizagem da língua estrangeira.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).