O SENTIMENTO E O RESSENTIMENTO NA MÚSICA RAIZ: UMA ANÁLISE DE TRÊS CANÇÕES INTERPRETADAS PELA DUPLA PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo levar a reflexão sobre a representação do sujeito caipira, resgatando elementos culturais e sociais de sua identidade e identificar as suas representações presentes nas músicas de Pedro Bento e Zé da Estrada. A escolha deste tema se deve, primeiramente, ao fato do apreço pelo estilo musical, assim como por ter nascido no interior, onde moro até hoje, assim surgiu o sentimento de respeito e admiração pela identidade caipira. A pesquisa foi organizada em dois capítulos. Sendo que o primeiro faz uma trajetória do caipira, o surgimento da música sertaneja raiz e uma breve biografia dos sertanejos, Pedro Bento e Zé da Estrada. No segundo capítulo foram analisadas três músicas interpretadas por Pedro Bento e Zé da Estrada: Mágoas de Boiadeiro (1954), Boiada (1961), Progresso do Brasil (1964). Essas músicas tiveram maior repercussão em meados da década de 50 e 60 e descreve o modo de vida rural e o sentimento de saudosismo e sofrimento quando o sujeito caipira é obrigado a deixar o campo e começar uma nova vida no meio urbano. Para se observar as representações do rural nessas músicas, foi necessário, definir o contexto onde ela está inserida, observando a análise e levantamentos históricos e sociais sobre o tema que poderiam influenciar as composições. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental e para tanto foram consultados os textos teóricos de Nepomuceno (2001), Mendes (2007), Vilela (2017), entre outros.
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