O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA ENSINAR FUNÇÃO QUADRÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a ferramenta tecnológica GeoGebra facilita o aprendizado dos alunos no ensino de funções quadráticas e foi realizado em uma escola da rede estadual no município de Colatina (ES). A ideia é que os estudantes ao se familiarizarem com o aplicativo, pela facilidade que têm com as ferramentas tecnológicas, possam manipulá-lo sem mesmo perceber que podem aprender brincando e se divertindo. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro dos procedimentos de pesquisa-ação. Os resultados coletados e analisados do questionário revelaram que as tecnologias favorecem o aprendizado dos estudantes. A utilização do aplicativo GeoGebra, bem como de outros recursos tecnológicos tornam as aulas de matemática mais atrativas. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas associadas ao processo de ensino da matemática, beneficiam e facilitam a aprendizagem dos alunos no ensino das funções quadráticas, impactando no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da ferramenta tecnológica para ensinar função quadrática no contexto escolar.
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