O GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA
Abstract
Este artigo científico apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa-ação abordando uma prática com o gênero discursivo artigo de opinião. O estudo do gênero artigo de opinião considerou como aspecto primordial a funcionalidade e a importância do mesmo no aprimoramento da argumentatividade dos alunos, com o objetivo de proporcionar-lhes melhores condições de leitura e escrita. Para isso, organizou-se uma sequência didática e o seu conteúdo foi implementado em sala. Os procedimentos abrangem atividades de análise dos elementos temáticos, estruturais e linguísticos, e atividades de produção e circulação do gênero de acordo com suas características sócio discursivas.
References
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com o artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.p. 221-247.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. HOFFNAGEL, Judit Chambliss e DIONÍSIO, Angela Paiva (Organizadoras). Tradução e Adaptação: HOFFNAGEL, Judit Chambliss. São Paulo: Cortez, 2006.
Benveniste, Émile, 1991, “Problemas de Linguística Geral I”, 03. ed., Pontes/Editora Universidade Federal de Campinas, Campinas, Brasil.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio discursivo. Trad. Anna Maria Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 02. ed. Belo Horizonte: Autêntica,2009.
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristovão. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação escolar ao texto: Um manual de relação. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
KAUFMAN, Ana Maria e RODRÍGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Artes Médicas: Porto Alegre, 1995.
PERELMAN, Ch. L' empire Rhétorique: Rhétorique et argumentation. 02. Ed. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1988.
MARCANTÔNIO, A. T., Santos, M. M. e Lehfeld, N. A. de S., 1993, “Elaboração e divulgação do trabalho científico”, Atlas, São Paulo, Brasil.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005.
RODRIGUES, Rosângela Hames. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J.L. BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2007.p.154-183.
SWALES, John M, 1990, “Genre analysis: English in academic and research settings”, Cambridge University Press, Cambridge.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).