PODCAST COMO FERRAMENTA FORMATIVA À DOCÊNCIA: DISCUTINDO A SÍNDROME DE BERARDINELLI NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Abstract

Compreende-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação podem ser utilizadas nos contextos educacionais e nas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever as percepções dos estudantes de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN quanto a ferramenta podcast no seu processo formativo trazendo à tona a temática Síndrome de Berardinelli na perspectiva da Educação Inclusiva. Quanto aos aspectos metodológicos, foi apresentado o podcast como objeto educacional aos participantes, profissionais discentes de um curso de Mestrado Profissional que posteriormente responderam ao questionário com 14 estudantes. Os resultados mostram possibilidades de utilizar o podcast no processo formativo da docência, do qual poderá contribuir a repensar suas práticas pedagógicas quanto às pessoas com Síndrome de Berardinelli e discutir com os estudantes para que possa diminuir com os preconceitos ainda existentes na sociedade.

Author Biographies

Artur de Medeiros Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Inovação em Tecnologias Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gessica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do programa de pós-graduação em Educação Especial

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Published
2021-06-23