LITERATURAS INDÍGENAS EM DIÁLOGO COM A ETNOHISTÓRIA: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA E QUE VALORIZA AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS
Abstract
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências vivenciadas na realização do subprojeto de Letras, vinculado ao Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública no interior do Maranhão, cujo intuito é trabalhar a Literatura Indígena em diálogo com a Etnohistória dos povos citados/autores dos textos literários analisados pelos residentes. Uma ação que visa contribuir para o conhecimento e a valorização dos saberes tradicionais dos povos nativos do Brasil, em particular aqueles referentes às suas produções literárias. Assim, este relato além de apresentar uma discussão sobre os temas centrais - Literaturas indígenas, Etnohistória, Diversidade étnico-raciais - também apresenta o percurso teórico-metodológico adotado para a construção das atividades elaboradas para serem executadas na escola. E mesmo sendo um projeto ainda em andamento, observamos que vem contribuindo de sobremaneira para a desconstrução de preconceitos e apontado caminhos possíveis para uma formação docente que respeite e valorize a diversidade.
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