ENSINO DE HISTÓRIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OLHARES A PARTIR DE OFICINAS COM REFUGIADOS E MIGRANTES NO VALE DO RIO DOS SINOS (RS)

Abstract

A extensão é, juntamente com o ensino e a pesquisa, um dos pilares de sustentação das universidades. Nesse sentido, este estudo tem como tema a prática extensionista no Projeto de Extensão “O Mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”, vinculado a uma universidade em Novo Hamburgo (RS). Pretende-se apresentar o Projeto, apontar e explicar as atividades desenvolvidas nos anos de 2019 e 2020, mais especificamente nas oficinas de Realidade Brasileira, e analisar a importância da prática extensionista, especialmente das oficinas já citadas, através do ensino de história, para a afirmação, inserção e acolhimento de refugiados e migrantes em uma educação pautada nas relações étnico-raciais e com perspectivas decoloniais. Parte-se de uma metodologia de pesquisa-ação e tem-se como referencial teórico artigos e livros que abordam a temática do estudo. Afirma-se que o Projeto foi essencial para refugiados, migrantes e para a busca por uma sociedade mais equânime.

Author Biographies

Bárbara Birk de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (RS). Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Márcia Blanco Cardoso, Universidade Feevale

Mestra em História pela Unisinos (RS). Professora dos cursos de História, Moda e Pedagogia da Universidade Feevale (RS). 

 

 

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Mestra em Letras pela UNISC (SC). Doutora em Letras pela UCS/Uniritter (RS).

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Published
2022-08-09
Section
Artigos