A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS

Abstract

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de refletir a importância da extensão universitária. Com o objetivo de repensar o modelo de extensão universitária que é ofertado, sobretudo, a população negra, que se apresenta de forma assistencialista. Bem como refletir, sobre as artimanhas do modelo econômico vigente que aponta extensão como possibilidade de obtenção de dividendos e o caminho de entrada na universidade para sua privatização. Procurou-se desse modo auxiliar na construção de um novo modelo de extensão que se pauta na alfabetização política e social de indivíduos negros.  

Author Biographies

Regina Silva Bonfim, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT

Especializanda em Letramento, Alfabetização e Inclusão pela Universidade Estadual do Goiás (UEG).  Atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT. 

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

References

BOTOMÉ, S. P. Sobre a noção de comportamento. FELTES, H. P. de M.; ZILLES, U. (Orgs.) Filosofia -diálogo de horizontes. Caxias do Sul: EDUCS; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 685-708.

BRASIL. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da populaçãobrasileira:2018/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE,2018. P.27;88. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 23 de janeiro de 2021.

CALIPO, Daniel. Projetos de extensão universitária crítica: Uma ação educativa transformadora. Campinas, 2009. Base de dados do Scielo. Disponível em: <http://www.itcp.unicamp.br/drupal/files/Projetos%20de%2extensao%20universitaria_%20 Daniel%20 Bortolotti.pdf>. Acesso em: 02 de agosto de 2012.

CARVALHO, José Jorge. A Prática da extensão como resistência ao eurocentrismo, ao racismo e a mercantilização da universidade. Série Antropologia. BRASILIA, 2004. p. 05.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Introdução. In: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei 10639/03. Brasília, SECAD. 2005. P.34. Disponível em : http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf. Acesso em:02 de abril de 2020.

DEMO, Pedro. Ser professor: é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2011.

JACCOUD, Luciana de Barros; BEGHIN Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental - Brasília: Ipea, 2002. P.66. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5442. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro – 2°ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. P. 31.

NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3°ed. São Paulo: Perspectivas, 2016. P. 139.

SALLES JR, Ronaldo: Democracia racial: o não-dito racista. 2006. P.229. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a12v18n2.pdf. Acesso em: 10 de março de 2020.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. – São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA. Valéria. Ensino, Pesquisa e Extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011. Base de dados CIELO. Disponível em: https://www.google.com/search?q=SILVA.+Val%C3%A9ria.+Ensino%2C+Pesquisa+e+Extens%C3%A3o%3A+Uma+an%C3%A1lise+das+atividades+desenvolvidas+no+GPAM+e+suas+contribui%C3%A7%C3%B5es+para+a+forma%C3%A7%C3%A3o+acad%C3% .Acesso em 15 ABRIL 2021.

SOUZA, JESSÉ. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato / Jessé Souza. - Rio de Janeiro: Leya, 2017. p.70-71. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4411236/mod_resource/content/0/Jess%C3%A9-Souza-A-Elite-do-Atraso.pdf. Acesso em: 03 de maio de 2020.

SOUZA, Warley Carlos de. Formação em contexto dos professores de educação física. Revista Humanidades e Inovação vol.5, n.1-2018. P.220. Disponível em: file:///D:/Downloads/577-Article%20Text-2525-1-10-20180308.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

Published
2022-04-08
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos