A EJA E O ENSINO COM INTERAÇÃO A PARTIR DO SMARTPHONE NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DE BRITO PARANAGUÁ, EM ARAGUAÍNA-TO

Palavras-chave: Smartphone. Ensino. EJA

Resumo

A presente pesquisa é resultado do mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território – PPGCULT, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, e teve como objeto o uso do smartphone como ferramenta pedagógica e suas implicações sociais e territoriais. O objetivo geral é problematizar o ensino, com o uso do smartphone, na Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola pública de Araguaína – TO, bem como analisar a importância, no desenvolvimento crítico e social, das apropriações e ressignificações geradas por esse aparato técnico-tecnológico. Mobilizamos a reflexão sobre a importância da inclusão de novas mídias na educação, a par da verificação sobre como os professores utilizam esse dispositivo em sala de aula, como ferramenta de ensino, e percebam a importância e potencialidade para a formação educacional, pessoal e profissional na EJA. A abordagem metodológica tem características da pesquisa-ação, somadas a pesquisa documental e revisão de literatura.

Biografia do Autor

Kerlly Regina Santos Pacheco, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada em Educação Inclusiva pela Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (UNICET). Pós-graduada em Educação Pobreza e Desigualdade Social pela UFT. raduada em Pedagogia pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). 

Braz Batista Vas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos