A EJA E O ENSINO COM INTERAÇÃO A PARTIR DO SMARTPHONE NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DE BRITO PARANAGUÁ, EM ARAGUAÍNA-TO
Abstract
A presente pesquisa é resultado do mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território – PPGCULT, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, e teve como objeto o uso do smartphone como ferramenta pedagógica e suas implicações sociais e territoriais. O objetivo geral é problematizar o ensino, com o uso do smartphone, na Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola pública de Araguaína – TO, bem como analisar a importância, no desenvolvimento crítico e social, das apropriações e ressignificações geradas por esse aparato técnico-tecnológico. Mobilizamos a reflexão sobre a importância da inclusão de novas mídias na educação, a par da verificação sobre como os professores utilizam esse dispositivo em sala de aula, como ferramenta de ensino, e percebam a importância e potencialidade para a formação educacional, pessoal e profissional na EJA. A abordagem metodológica tem características da pesquisa-ação, somadas a pesquisa documental e revisão de literatura.
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