DESAFIOS E LIMITES À IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PESQUISA EM INSTITUIÇÃO MUNICIPAL PRIMÁRIA DO CENTRO-OESTE PAULISTA
Abstract
A realização deste artigo parte da observação de dificuldades na gestão escolar em cumprimento dos protocolos de distanciamento social, em virtude da pandemia da COVID-19. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender algumas das dimensões sociais e pedagógicas dos modelos de aula remota oferecidos pelo sistema público de educação brasileira, tendo como foco os resultados auferidos por uma instituição municipal de ensino localizada no interior do Estado de São Paulo. Foi realizada uma investigação empírica para fomentar análises e discussões, na qual participam, mediante questionários virtuais, quinze docentes e uma coordenadora de uma escola municipal de ensino primário do centro-oeste paulista. Constatou-se que a principal demanda da escola é a capacitação de profissionais para atuarem com as novas tecnologias, bem como uma boa comunicação com familiares e responsáveis de estudantes.
References
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020.
BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; NEVES, Inajara de Salles Viana. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 3, p. 19-34, novembro, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 02 mar. 2021.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
FERNANDES, Frederico Fonseca. O uso de tecnologias digitais na modalidade EaD: um estudo sobre cursos de formação inicial de professores de matemática. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2014.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavirus. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.7.7, p. 9-20, 2020.
GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; PIZA, Mariana Wagner de Toledo. A ressignificação das TICs na gestão escolar em tempos de distanciamento social. IX Jornada Científica e Tecnológica – JORNACITEC da Faculdade de Tecnologia de Botucatu – FATEC, v. 9, 2020.
GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; PIZA, Mariana Wagner de Toledo. A tecnologia em sala de aula como ferramenta pedagógica: uma perspectiva pela ótica de alunos de uma instituição de ensino no município de Botucatu (SP). Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 323-336, jan./abr. 2020.
HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 166-181, ago. 2006.
KLEIN, Ivonete Bueno de Camargo. Da educação especial: dificuldades e oportunidades. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leonardo (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 193-203.
MATTAR, João. Guia de Educação a distância. São Paulo: Cengage Learning. Portal Educação, 2011.
ROTHEN, José Carlos; NÓBREGA, Evangelita Carvalho da; OLIVEIRA, Ivan dos Santos. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29 (Edição Especial), p. 97-107, Out/2020.
SANTOS, Larissa Costa dos; MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins. A história e a expansão da educação a distância: um estudo de caso da Unicesumar. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 208-228, janeiro 2018.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020.
SMALL, Mario L. “How many cases do I need?” on science and the logic of case selection in field-based research. Ethnography, v. 10, p. 5–38, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).