ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Orientação Educacional. Educação Profissional. Gestão Escolar. CEETEPS.

Resumo

O artigo apresenta aspectos da inserção e atuação profissional em atividades de orientação educacional desenvolvidas nas escolas técnicas estaduais de São Paulo [Etecs], considerando suas atribuições funcionais e os dados destacados por 169 indivíduos consultados no ano de 2020, analisando o cenário das unidades escolares ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição que articula a educação profissional pública no Estado. Baseados em uma pesquisa de campo do tipo survey, os dados obtidos são relevantes para um exame das práticas gestionárias e de orientação educacional na educação básica e profissional técnica de nível médio, identificando permanências e diferenças de atuação, modos de inserção e opção pela função, além de retratar as condições de trabalho verificadas nas Etecs.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa (UAb/Portugal). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). 

 

 

Marília Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Qualidade pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Atua na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

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Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos