ESCOLA E DESENVOLVIMENTO DA CORPOREIDADE: O PRIMEIRO PASSO DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE
Abstract
Este estudo qualitativo-bibliográfico esclarece sobre a contribuição da educação para a sexualidade para o desenvolvimento da corporeidade, partindo do olhar sobre o “lugar” que o corpo ocupa na escola. Fundamenta-se em Medina, Nóbrega, entre outros. Questiona-se: A escola pode contribuir significativamente para desenvolvimento da corporeidade da criança e consequentemente da educação para a sexualidade? Considera-se que, a escola pode e deve contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da consciência corporal da criança e sua sexualidade. Ressalta-se a importância da formação docente oferecer os fundamentos teórico-metodológicos sobre a historicidade da sexualidade, do desenvolvimento psicossexual, para que os futuros docentes abordem a educação para a sexualidade e realizem intervenções numa perspectiva emancipatória, oferecendo ferramentas aos educandos, para desenvolvam sua corporeidade e formem consciências críticas que possibilitem aceitação de seu corpo, a superação dos estereótipos, desenvolvam sua autoestima e a vivência ética, estética, a responsabilidade corporal e afetiva, visando superar a opressão, os tabus, os preconceitos e desigualdades de gênero historicamente construídas.
References
BONFIM, Cláudia. Desnudando a Educação Sexual. Campinas, SP: Papirus, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DUARTE, Suênia de Lima. BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira; CÂMARA, Helder Cavalcante. Diálogos entre a corporeidade e a educação física: percepções do corpo de escolares. Redfoco, Vol. 1, n.1, 2014. p.12.
FREIRE, João Batista; Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1997.
FREITAS, Giovanina Gomes de. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. 2. ed. Ijuí, RFS: UNIJUÍ, 1999.
FREUD. Anna. Psicanálise para Pedagogos. Lisboa: Martins Fontes, 1974.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto-Portugal: Porto Editora, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogia da Sexualidade. E-book. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/867_1567_louroguaciralLopescorpoeducado.pdf Acesso em: 25 ago. 2020.
MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação Física Cuida do Corpo... e “Mente”. Campinas: Papirus, 1983.
MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Agenciamentos do corpo na sociedade contemporânea: uma abordagem estética do conhecimento da Educação Física. Motrivivência, v. II, nº 16, p. 1-11, março, 2001, p.10.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Qual o lugar do corpo na Educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 599-615, maio/ago. 2005.
NUNES, César Aparecido. A. Dialética da Sexualidade e Educação Sexual no Brasil. Disponível na internet in: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1329/1138 Acesso: 10 out. 2019.
RIBEIRO, P. R. M. Desafios contemporâneos em Educação Sexual: a perda do ambiente mental, social e escolar. In: DESIDÉRIO, R.; FIGUEIRÓ, M. N. D.; RIBEIRO, P. R. M.; MENDES, P.O. S. P.; MELO, S. M. M.; MAISTRO, V. I. A.; BASTOS, V. C. Interseccionalidade e transgressões em Educação Sexual. Londrina, PR: Syntagma Editores, 2019, p. 29-39.
SAVIANI. Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.10. ed. Campinas:
Autores Associados, 2008.
SCHONS, Sandra ; SAVITSKI, Luciana. Corporeidade: sensibilidade da essência humana no corpo para a educação cidadã. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 04, Vol. 03, pp. 77-83. Abril de 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-cidada Acesso em: 10 set. 2020.
VILELA, Maria Helena. Sexualidade da criança – atenção para pais e educadores. Disponível em: http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=28&sub=29&idtexto=10619 Acesso em: 14 nov. 2019.
SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí, RS: Livraria UNIJUÍ Editora, 1987.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Caderno Cedes. Campinas, nº 53, p. 69-83, abril, 2001.
ZOBOLI, F; MORELLI, G. Corpo e roupa como signos da moda: o cuidado de si a partir do olhar do outro. Florianópolis. 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).