CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O USO DO CURTA METRAGEM 10 CENTAVOS EM SALA DE AULA

Abstract

O cinema é um modo de representação de mundo que contribui para a reflexão sobre a realidade social. Produto artístico complexo, quando associado à educação, ele participa do campo da mídia-educação, compreendido como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. Partindo de uma discussão acerca da relação entre cinema e educação, este artigo apresenta uma proposta didática de seu uso na sala de aula, destacando o curta metragem 10 centavos (2007), dirigido por Cesar Fernando de Oliveira, com roteiro de Reinofy Duarte. O filme narra a história de um garoto de 10 anos que trabalha como guardador de carros na cidade de Salvador. A proposta tematiza a exploração do trabalho infantil e desigualdades sociais e tem como público alvo alunos do ensino médio, levando-os a refletir sobre os direitos da criança a partir de documentos como a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948).

Author Biographies

Cleverson Florêncio , Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR, onde desenvolveu pesquisa sobre Cinema, Educação e Direitos Humanos com o título "AUDIOVISUAL E DIREITOS HUMANOS: O USO DO CURTA-METRAGEM NA ESCOLA". Formado em Direito pela Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA (OAB/MG 194.844), especializando-se em Advocacia Contemporânea com ênfase em Prática Trabalhista pela Faculdade de Educação São Luís.

Cilene Margarete Pereira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP), Professora Visitante da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). 

References

10 CENTAVOS. Direção: Cesar Fernando de Oliveira. Brasil: 2007. 19 min. Color.

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Published
2022-05-17