CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O USO DO CURTA METRAGEM 10 CENTAVOS EM SALA DE AULA
Abstract
O cinema é um modo de representação de mundo que contribui para a reflexão sobre a realidade social. Produto artístico complexo, quando associado à educação, ele participa do campo da mídia-educação, compreendido como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. Partindo de uma discussão acerca da relação entre cinema e educação, este artigo apresenta uma proposta didática de seu uso na sala de aula, destacando o curta metragem 10 centavos (2007), dirigido por Cesar Fernando de Oliveira, com roteiro de Reinofy Duarte. O filme narra a história de um garoto de 10 anos que trabalha como guardador de carros na cidade de Salvador. A proposta tematiza a exploração do trabalho infantil e desigualdades sociais e tem como público alvo alunos do ensino médio, levando-os a refletir sobre os direitos da criança a partir de documentos como a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948).
References
ARAÚJO, Rogério Bianchi de. Alteridade e Conhecimento na Linguagem do Cinema. Rev. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 33-50, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10837. Acesso em: 18 de jan. de 2020.
BÉVORT, Evelyne. BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Rev. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 05 de fev. de 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 de dez. de 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 09 de jun. de 2019.
DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FABRIS, Elí Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Rev. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 117-134, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6690/4003. Acesso em: 23 de fev. de 2020.
FANTIN, Mônica. Mídia-educação e cinema na escola. Rev. Teias. Rio de Janeiro, v. 8, n. 15-16, p. 1-13, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24008/16978. Acesso em: 12 de jan. de 2020.
FANTIN, Mônica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483. Acesso em: 23 de mar. de 2020.
FREITAS, Alexandre de; COUTINHO, Karyne Dias Coutinho. Cinema e educação: o que pode o cinema? Rev. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 477-502, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174. Acesso em: 04 de abril de 2020.
KRZNARIC, Roman. O poder radical da empatia. _______. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Disponível em: https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Trecho_OPoderdaempatia.pdf. Acesso em 10 de jan. de 2020.
LOPES, José de Souza Miguel. Cinema e educação: o diálogo de duas artes. Rev. Scias Arte/Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1., p. 02-14, 2013. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/article/view/405. Acesso em: 14 de mar. de 2020.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948. Disponível em:
SILVA, Ana Paula Rodrigues, DAVI, Tania Nunes. O recurso cinematográfico como ferramenta em sala de aula. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 11, n. 14, p. 21-36, 2012. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/162. Acesso em: 7 abr. de 2020.
TUFTE, Birgitte. CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Rev. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2010. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).