O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ENQUANTO PRIORIDADE INSTITUCIONAL: URGÊNCIAS, LIMITES E POSSIBILIDADES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Abstract
Este texto tem como objetivo resenhar a obra organizada por Gaudêncio Frigotto intitulada “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”, publicada pelo Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2018. A referida obra tematiza a Educação Profissional e Tecnológica a partir da nova institucionalidade advinda da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Pesquisadores foram a campo nos mais diversos campi dos Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro a fim de investigarem um tema desafiador para esta rede, qual seja: o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.
References
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providencias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 out. 2020
FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Rio de Janeiro, 2018. 320 p.
TCU -TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Auditoria operacional Fiscalização de orientação centralizada. Rede Federal de Educação Profissional. Brasília, 2013. Disponível em: https://tcu.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/315889946/2606220119?ref=juris-tabs. Acesso em: 12 out. 2020
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).