REFLEXÕES ACURADAS SOBRE A ESCUTA DE CRIANÇAS PEQUENAS EM AULAS REMOTAS NO PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19

Abstract

Os estudos sobre a de escuta de crianças no contexto de aulas remotas na Educação Infantil no período de pandemia fazem-se emergente. Assim, quem está exercendo a função de porta voz das crianças pequenas na pandemia durante as aulas remotas e como os educadores estão interpretando as falas oriundas das transposições digitalizadas por ferramentas online? Este estudo qualitativo compõe-se de uma arguição exploratória sobre aulas remotas para crianças pequenas em contextos pandêmicos associada à revisão bibliográfica de conceitos de escuta, infâncias e crianças. A recolha dos dados empíricos deu-se por meio aplicação de questionário online com educadores e os resultados obtidos variaram entre as próprias crianças sendo as mensageiras de suas vozes e também as mães como sujeitos responsáveis pela transmissão da fala das crianças pequenas aos educadores durante os contextos educativos virtuais. Portanto, este estudo mostrou-se válido para compreender a necessidade de reflexões mais acuradas sobre escuta de crianças pequenas em quaisquer circunstâncias e ambientes em que elas estejam em formação e desenvolvimento.

Author Biographies

Gisele Meireles Mendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Especialista em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia pelo UNICEMA. Tutora de cursos EaD pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Educação Infantil e Docência (GEPEID) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Doutor em Educação pela Pontífia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela Université Du Quebec à Montréal (UQAM - Canadá).  Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal do Maranhão (UFMA ). 

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Published
2022-03-03