DESGASTE DA SAÚDE MENTAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL
Abstract
Este trabalho debate como as transformações no cotidiano escolar desde a pandemia da COVID 19 tem afetado a saúde mental dos docentes da educação básica no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Debate sobre a importância de ações de prevenção e promoção da saúde mental do professor, com foco nos fatores de risco e suas influências causadas através do cotidiano docente, e a sobrecarga de trabalho que levaram ao desgaste psicológico do professor da educação básica. O método utilizado para discussão do tema foi qualitativo, fundamentado na análise de conteúdo, com perguntas em relação a vida cotidiana do colaborador. Evidencia-se que os docentes vivenciam diferentes formas de sofrimento ao confrontar-se com as situações desfavoráveis de suas atividades e desenvolvem estratégias de enfrentamento que amenizam o sofrimento.
References
ARELADO, L. R. G. Educação no século XXI: tendências e perspectivas. Revista Impulso, v.16, n.39, p.37-55, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.27, n.4, p.403-410, 2011.
CHANLAT, J. F. O desafio social da gestão: a contribuição das ciências sociais. In. BENDASSOLI, P. F.; SOBOL, L. A. (Orgs.), Clínicas do trabalho: novas perspectivas para compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas, 2011.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed., São Paulo: Cortez – Oboré, 1992.
DEJOURS, C. A. Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In. LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. (Orgs) 3ª. ed., Brasília: Paralelo 15/ Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. p. 57-123.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
HARRISON, B. J. Are you to burn out? Fund Raising Management, v.30(3), p.25-28, 1999.
LUZ, M. A. M.; FERREIRA NETO, J. L. Processos de trabalho e de subjetivação de professores universitários de cursos de educação à distância. Psicologia Escolar e Educacional, Belo Horizonte, v.20, n.2, p.265-274, 2016.
MASLACH, C. Progress in understanding teacher burnout. In. VANDENBERGHE, R.; HUBERMAN, A. M. (Eds.). Understanding and preventing teacher Burnout. New York: Cambridge University Press, 1999, p. 211-222.
MARCHESI, ÁLVARO; GIL H.C. Fracasso Escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MASLACH, C.; LEITER, M. P. Early predictors of job burnout and engagement. Journal of Applied Psychology, v.93, n.3, p.498–512, 2008.
NEVES, C. M.; MEDEIROS, L. L. Debate: mídias na Educação. Boletim 24, nov. /dez. 2006. Disponível em:
REIS, R. P. In. Mundo Jovem, n.373, p.6, fev. 2007.
ROSE, N. “Inventando nossos eus”. In. SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 137-204.
SAGIR, M. A.; BIGNOTTO, M. M.; LIPP, M. E. N. Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paideia, Campinas- SP, v.20, n.45, p.73-81, 2010.
SILVARES, E. Descrição comportamental e socioeconômica da população infantil de uma clínica-escola de psicologia de São Paulo. Relatório Científico. [mimeografado], 1989.
SIMON, R. W. Gender, multiple roles, role meaning, and mental health. Journal of Health Social Behavior, 36, 182-194, 1995.
TRIVIÑOS, A. N. S. Pesquisa Qualitativa. In: TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).