A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE CRISE
Abstract
Em tempos insólitos, as profissões, e o próprio conceito de trabalho, adquire contornos diversificados e passa por processos de ressignificação. No caso do ensino, para se compreender o trabalho docente na contemporaneidade, são necessárias novas formas de se estabelecer sentido aos processos de formação. Nesse contexto, o presente trabalho buscou relacionar as perspectivas atuais ligadas ao movimento de profissionalização do ensino com o campo da formação de professores no Brasil. Para isso, esse ensaio teórico foi dividido em duas partes: na primeira buscamos estabelecer os principais pressupostos históricos vinculados à ideia de profissionalização do ensino e na segunda buscamos fundamentar tais ideias dentro da perspectiva teórica do trabalho docente, propondo interfaces com os contextos de formação. Conclui-se que são necessárias mudanças de perspectiva dentro do campo da formação de professores para que haja maiores compreensões acerca do processo de profissionalização e do trabalho docente como eixo estruturante da prática profissional.
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