EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCAIS CONTÁBEIS DA FACULDADE ITOP
Abstract
A competitividade no mercado educacional, gerado pela multiplicação de novas faculdades e criação de novos cursos, é muito acirrada. No caso específico do município de Palmas – TO, ela cresce menos que a demanda. Apesar disso, a permanência dos alunos/clientes na instituição privada de ensino superior é fundamental para a sustentação e sobrevivência dessas entidades. Nesse sentido, torna-se fundamental conhecer a realidade dos evadidos, para buscar interferir na evasão e melhorar a eficiência do processo educativo. A Faculdade ITOP implantou o curso de Ciências Contábeis em 2009, ofertando 200 vagas anuais. Seu principal foco é atender as classes menos favorecida. De 2009 até 2012/2 foram matriculados nesse curso 1044 alunos. Desse total encontram-se matriculados somente 425 alunos em 2012/2. Com o objetivo de conhecer os fatores que contribuíram para que a evasão acontecesse foi usada, na investigação, a análise da literatura sobre evasão e consultados documentos oficiais da instituição e do curso. A pesquisa desenvolveu-se a partir de entrevistas com os evadidos, no período de 2009 a 2012/1. O resultado evidenciou que as causas apontadas para a evasão são: condições socioeconômicas, culturais, geográficas, programas didáticos – pedagógicos, a qualidade do ensino, instituição distante da residência, falta de interesse, doenças, ajudar no sustento da família, obtenção de emprego, mudança de cidade, maternidade, desconhecimento sobre o curso escolhido e sua aplicabilidade no mercado de trabalho, sobrecarga de trabalho, imaturidade etc. Isso evidencia que a evasão representa um grande desafio para a IES e, por isso, há a necessidade da Faculdade ITOP criar estratégias com o fim de reter seus alunos.
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