LUDICIDADE NA DANÇA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O BALÉ INFANTIL

Abstract

O balé infantil tem sido uma das danças mais procuradas, atualmente, pelos pais de crianças que querem ocupar, principalmente, suas filhas em alguma atividade física. Ao entender isso, acredita-se que o tema desse estudo quer observar se o lúdico está presente e se pode ser importante no processo de aprendizagem do balé clássico. O presente estudo tem como objetivo identificar o elemento lúdico no desenvolvimento de aulas de Balé Infantil. Além ainda de, especificamente, apresentar os resultados da aplicabilidade da ludicidade nas aulas de balé infantil em estudos produzidos no período que compreende os anos de 2010 e 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com base na técnica de revisão sistemática, que resultou na análise de 12 estudos. Os dados apontam que a ludicidade está presente em todos os estudos como proposta pedagógica de ensino e em análise aos mesmos, foi possível concluir que o balé clássico pode sim ser ensinado de forma lúdica e, mais ainda, a ludicidade pode ser a melhor forma de ensinar a dança.

Author Biographies

Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Mestra em Educação (PUC-GO). Graduada em Educação Física pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Específico de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação (IEP). Professora de cargo efetivo da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Rafaela Alves Barros, Universidade de Gurupi (Unirg)

Graduada em Educação Física pela Universidade de Gurupi (UnirG).

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Published
2023-09-20
Section
Artigos