EMBATES DISCURSIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: EM PAUTA, O PCN ORIENTAÇÃO SEXUAL E O “KIT GAY”
Abstract
Este artigo trata de um tema ainda considerado “tabu” em nossa sociedade, especialmente em âmbito escolar, que é a sexualidade infantil. Embora com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais, a partir da década de 90, a sexualidade tenha se tornado obrigatória para a educação nacional, esta temática continua sofrendo interdições e provocando polêmicas ao ser discursivizada. Objetivamos, pois, discutir as relações de poder/saber que constituem os embates discursivos sobre a sexualidade infantil nas escolas brasileiras, para evidenciar os silenciamentos e as resistências que os envolvem, com foco na análise de documentos oficiais e do projeto Escola sem Homofobia, que ficou conhecido como Kit Gay. Utilizaremos o aporte teórico dos Estudos Discursivos Foucaultianos, campo do saber que nos permite problematizar a história do presente, a partir de uma arqueogenealogia dos discursos. Como resultados, os discursos sobre a sexualidade infantil instauram mecanismos de controle que visam produzir corpos educados, vigilantes, disciplinados por instituições, leis e documentos oficiais como os PCNs, que operam como instrumentos de governamentalidade, uma vez que regulam a conduta da criança e do jovem no campo da sexualidade nas escolas. No entanto, sempre é possível resistir aos dispositivos de poder/saber, a partir dos quais nos subjetivamos.
References
ARAÚJO, Inês Lacerda. Foucault e a crítica do sujeito. Curitiba: Editora da UFPR, 2008.
BRASIL. Projeto de Lei da Câmara nº 103, 2012, art. 2º, inciso III. Disponível em:
<https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3981690&disposition=inline>.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=584816&id=14372585&idBinario=15643219&mime=application/rtf>.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. “Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia”. In: Revista Educar, Curitiba: n. 35, p.37-51, 2009, p. 37-51.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992, p. 221-224.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249
__. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.
______. Ditos e escritos. Estratégias, Poder-Saber. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b. v. 4.
______. Microfísica do poder. Org. e Trad. de Roberto Machado. 27. ed. São Paulo: Graal, 2013.
______. A Arqueologia do Saber. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad.: Raquel Ramalhete. 42. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014b.
______. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2015.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Produção Biopolítica. In: HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Tradução de Berilo Vargas. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2001. p. 41-60.
NAVARRO, Pedro. Um corpo de saber-poder: elementos de uma análise arquegenealógica de discursos. In: Redisco. Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 78-87, 2013.
OLIVEIRA, Cristiane. A emergência histórica da sexualidade infantil no Brasil. In: Revista Epos, Rio de Janeiro: v. 2, n. 2, dez. 2011, p. 01-22. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-700X2011000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 02 out. 2018.
REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de gênero: Uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. In: Educ. Soc., vol.38, n.138, 2017, p. 09-26. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000100009&script=sci_abstract&tlng=pt
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.
WEREBE, Maria José Garcia. Sexualidade, Política e Educação. Campinas: Editora Autores Associados, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).