SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFESORES/AS AOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abstract
Esta pesquisa exploratória teve como objetivo investigar os significados atribuídos por educadores/as sobre a disputa expressa no Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 na retirada dos marcadores sociais da diferença. Participaram 22 professores/as de cinco Escolas de Educação Básica, da Capital do Estado de Santa Catarina, que responderam a um questionário semiestruturado. Os resultados mostram que alguns(as) professores(as) conheciam o PNE tinham uma visão crítica dos conceitos, por leituras ou cursos; outros desconheciam, mas em geral, a maioria dos(as) professores/as preocupam-se com os marcadores sociais da diferença na escola e não se furtam a pensar sobre seu papel como educadores/as sexuais, mostrando-se abertos/as para compreender novos conceitos e a dialogar sobre essas temáticas. Novos estudos podem ampliar essa discussão, dando visibilidade a voz coletiva de educadores/as para as suas necessidades teóricas e práticas necessárias para a efetivação de uma educação, sempre sexuada, mais justa e democrática.
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Jan.–Jun. 2014.
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