AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR DAS CRIANÇAS NOS PROCESSOS AVALIATIVOS
Abstract
Esse texto visa contribuir com o debate da Educação Infantil como espaço e tempo de acolhimento da criança, sujeito historico e de direitos que se desenvolve no encontro com o outro e com os contextos culturais nos quais se insere. As reflexões tecidas debruçam-se sobre a análise da documentação oficial nacional, para identificar como se expressa, no currículo na Educação Infantil, a participação das crianças nas questões que tocam especificamente a avaliação das suas aprendizagens e conquistas, percebendo o lugar que as mesmas ocupam nestes processos. Foi possível identificar algumas tensões no interior dos proprios documentos sobre a questão da concepção e dos procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças e o enfraquecimento de um posicionamento curricular que defende, incondicionalmente, a participação das crianças nos processos que se vinculam à sua educação.
References
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 13 abr. 1999.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez. 2009.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infanti?. In: Revista Eletrônica PERSPECTNA. Florianópolis, n. 17, n. Especial, p. 11 - 21, jul./dez. 1999, p. 11-22.
Dahlberg, Gunilla; Moss, Peter; Pence, Alan (2003). Qualidade na Educação da Primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre. Artes Médicas.
DE ANGELO, Adilson. Educação Infantil e currículo: contribuições freirianas ao debate. In: Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 113-125, 2012.
MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 235-248.
ROCHA, E. A. C. Diretrizes Educacionais-Pedagógicas para a Educação Infantil In: Diretrizes educacionais pedagógicas para educação infantil / Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. – Florianópolis: Prelo Gráfica& Editora Ltda., 2010. P. 12.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. In Educação, Sociedade & Culturas, nº 2. Porto: Edições Afrontamento Lda.2007. p.183-206
SARMENTO, Manuel Jacinto. Para uma agenda da educação da infância em tempo integral assente nos direitos da criança. In ARAÚJO, Vânia Carvalho de (Org.). Educação Infantil em jornada de tempo integral: dilemas e perspectivas. Vitória: Edufes, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).