A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS (DE 2014 A 2020) SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Abstract
A produção em periódicos é um recurso não só para se levantar informações, mas, é um elemento da cadeia de produção de conhecimentos em uma dada área; é o ponto auge da pesquisa com a divulgação científica do produto desenvolvido. Propicia aos demais pesquisadores(as) um “estado da arte” como também permite a crítica sobre a produção e a oportunidade de novas investigações. Desta forma, o recorte temporal, práticas de inclusão e exclusão de critérios são a forma de produção mais aplicada. O objetivo desta pesquisa é encontrar em periódicos brasileiros, no período de 2014 a 2020, a história da Educação Sexual no Brasil. Trata-se uma pesquisa bibliográfica e a análise dos artigos elencados são delineados a partir dos objetivos específicos do estudo, quais sejam: 1) enfoques/perspectivas históricas de produção; 2) apresentação de uma análise breve de tendências futuras para os estudos da Educação Sexual na continuidade do atual século. Conclui-se que dentre os principais enfoques/perspectivas na história da Educação Sexual no Brasil, todos, sem exceção, buscam uma reflexão e atualização no contexto atual do país; como análise futura das tendências, os periódicos indicam estudos promissores, ainda por se desenvolver. Há, portanto, nos periódicos elencados, uma história da Educação Sexual comprometida com o passado e com o presente, mas, sobretudo, com o futuro da área e sua contribuição para uma produção em sexualidade humana pautada na democracia, na cidadania e nas liberdades individuais e coletivas.
References
BARROSO, C.; BRUSCHINI, C. Educação Sexual Debate Aberto. Petrópolis: Vozes, 1982.
FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3. ed. Londrina: Eduel, 2010.
FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOLDBERG, M.A.A. Educação Sexual uma proposta um desafio. São Paulo: Cortez, 1984.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. (9ª. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
NUNES, C. A. Desvendando a sexualidade. Campinas, SP, Papirus, 1987.
POBLACIÓN, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; RAMOS, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa; FUNARO, Vânia Martins Bueno de Oliveira. Revistas científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.
RIBEIRO, P. R.M. Educação Sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, 1995. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721 >. Acesso em 13 out. 2020.
TENOPIR, C.; KING, D. W. A importância dos periódicos para o trabalho científico. Revista da Biblioteconomia de Brasilia, v.25, n.1, p.15-26, 2001. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/v/70824 >. Acesso em 13 out. 2020.
WEREBE, M. J. G. Sexualidade, Política e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
ZIMAN, J. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).