A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS (DE 2014 A 2020) SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

Abstract

A produção em periódicos é um recurso não só para se levantar informações, mas, é um elemento da cadeia de produção de conhecimentos em uma dada área; é o ponto auge da pesquisa com a divulgação científica do produto desenvolvido. Propicia aos demais pesquisadores(as) um “estado da arte” como também permite a crítica sobre a produção e a oportunidade de novas investigações. Desta forma, o recorte temporal, práticas de inclusão e exclusão de critérios são a forma de produção mais aplicada. O objetivo desta pesquisa é encontrar em periódicos brasileiros, no período de 2014 a 2020, a história da Educação Sexual no Brasil. Trata-se uma pesquisa bibliográfica e a análise dos artigos elencados são delineados a partir dos objetivos específicos do estudo, quais sejam: 1) enfoques/perspectivas históricas de produção; 2) apresentação de uma análise breve de tendências futuras para os estudos da Educação Sexual na continuidade do atual século. Conclui-se que dentre os principais enfoques/perspectivas na história da Educação Sexual no Brasil, todos, sem exceção, buscam uma reflexão e atualização no contexto atual do país; como análise futura das tendências, os periódicos indicam estudos promissores, ainda por se desenvolver. Há, portanto, nos periódicos elencados, uma história da Educação Sexual comprometida com o passado e com o presente, mas, sobretudo, com o futuro da área e sua contribuição para uma produção em sexualidade humana pautada na democracia, na cidadania e nas liberdades individuais e coletivas.

Author Biographies

Solange Aparecida de Souza Monteiro , IFSP

Doutoranda em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Araraquara.

Claudionor Renato da Silva, UFG

Doutor em Educação Escolar. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás – UFG, campus de Jataí.

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Published
2021-02-10