A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Abstract

O presente trabalho aborda a concepção dos professores universitários acerca da práxis docente e da sua importância na ação pedagógica. A pesquisa tem como objetivo compreender a pedagogia universitária como um campo teórico-prático em permanente construção. Para tanto, foi realizado um questionário aberto com quatro docentes que atuam no nível superior por, no mínimo, 5 anos, sendo um licenciado em História e um licenciado em Letras, assim como duas pedagogas. Os resultados apontam que os docentes possuem dificuldades em relacionar a teoria com a prática durante suas ações docentes, destacando-se como principais fatores: déficit na formação inicial e indisponibilidade dos alunos participarem de atividades de campo. É possível constatar que é preciso uma formação continuada para que os docentes consigam exercer a práxis em sala de aula.

Author Biographies

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 

Rebeca Maria Bruno Montenegro, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo. 

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará. 

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Published
2021-07-22