A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Abstract
O presente trabalho aborda a concepção dos professores universitários acerca da práxis docente e da sua importância na ação pedagógica. A pesquisa tem como objetivo compreender a pedagogia universitária como um campo teórico-prático em permanente construção. Para tanto, foi realizado um questionário aberto com quatro docentes que atuam no nível superior por, no mínimo, 5 anos, sendo um licenciado em História e um licenciado em Letras, assim como duas pedagogas. Os resultados apontam que os docentes possuem dificuldades em relacionar a teoria com a prática durante suas ações docentes, destacando-se como principais fatores: déficit na formação inicial e indisponibilidade dos alunos participarem de atividades de campo. É possível constatar que é preciso uma formação continuada para que os docentes consigam exercer a práxis em sala de aula.
References
BRASIL (1997). Ministério da Educação/SESu. Edital 4, de 10 de dezembro de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de dezembro de 1997. Seção 3, p. 26720. Em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/e04.pdf.
CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: Um Campo de Conhecimento em Construção. Ed. EDUECE. Fortaleza, 2014.
CRISTINA D'ÁVILA. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 86-101 ISSN: 2237-0315.
CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. P Enciclopédia de pedagogia universitária orto Alegre: RIES/ INEP, 2003.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 102-125 ISSN: 2237-0315.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In PIMENTA, Selma Garrido, e GHEDIN, Evandro: Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez Editora. 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, joão ferreira, TOSCHI, mirza seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora , 2006.
LIMA, M. S. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. 2004.
LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: Castanho, S., Castanho. M. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
MELO, G. F. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
PIMENTA, Selma G. Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma G ; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002 (Coleção Docência em formação v. 1).
PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RIOS, T. A. Ética e competência. 20. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43-62, 2007.
THERRIEN, Jacques ; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Formação para além do ensino na docência universitária: reflexões ancoradas na formação cidadã. In: Sales, J.A.M.; Farias, I.M.S.; Barreto, M.C. Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas. Fortaleza: Ed. UECE, 2009, p. 99-108.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Rio e Janeiro, Paz e Terra, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).