POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM TEATRO NO PROGRAMA PARFOR: CONQUISTAS E DESAFIOS

  • Adriana dos Reis Martins, Br Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Karylleila dos Santos Andrade, Br Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Roseli Bodnar Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Abstract

This paper presents a reflection on the Teaching of Arts in accordance with the Law of Directives and Bases of National Education of 1996. We sought to think about the professional responsible for this teaching, and on how the Legislation provides his/her formation. Lastly, we went to the state of Tocantins, which became the source of analysis of the public policies elaborated for the creation of the Art course in the language of drama – PARFOR program modality, at Federal University of Tocantins (Universidade Federal do Tocantins, UFT).­ From a bibliographical and documentary research, we sought to understand the relationship between theory and practice in the formation of Art and Drama teacher and the influence of these experiences on the educational and interdisciplinary act of this professional in his/her pedagogical actions. The considerations presented allowed us to conclude that thinking about our practices implies a continuous and developing work that can influence the pedagogical doing of the teacher in classroom activities.

Author Biographies

Adriana dos Reis Martins, Br, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora Assistente do curso de Artes da Universidade Federal do Tocantins, atuando como professora de estágio supervisionado, tendo como pesquisa a formação de professores para educação básica .Atualmente é doutoranda em Artes (UNESP/UFT). É pesquisadora da área de Currículo e Política para o ensino de artes, tendo uma das linhas de pesquisa o ensino de Artes na Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Tocantins e Grupo de Pesquisa Práxis estudo das licenciaturas.

Karylleila dos Santos Andrade, Br, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

 

Roseli Bodnar, Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Graduação em Letras, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Published
2018-12-07