QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO
Abstract
Este artigo objetiva argumentar acerca da importância das/os docentes da educação básica terem um posicionamento queer em suas práticas pedagógicas e de trabalharem questões de gênero e sexualidade em suas aulas, a fim de desestabilizar a compreensão binária sobre identidades de gênero e sexuais que permeia nossa sociedade. Ademais, busca sugerir atividades propícias para que tais discussões ocorram em todos os níveis de ensino básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, favorecendo o processo de “estranhar” o currículo escolar. Como suporte teórico, são utilizados os estudos de Junqueira (2010) e Miskolci (2014) acerca de práticas pedagógicas queer. As/os docentes têm um importante papel no processo de construção de uma consciência crítica nos discentes; contudo, é necessário que, primeiramente, as/os professoras/es possuam esse posicionamento crítico. Nessa perspectiva, a constante reflexão acerca das ações pedagógicas e do currículo apresenta-se como um caminho para que práticas mais justas e de respeito ocorram socialmente.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).