POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UM MUNICÍPIO DO TRIÂNGULO MINEIRO
Abstract
Objetivou-se entender como as políticas públicas de formação continuada de professores da Educação Básica, no Brasil, influenciaram e/ou influenciam as políticas de formação da rede pública de um município do Triângulo Mineiro, bem como seus avanços, limites e possibilidades, especificamente no Ensino Fundamental I, no período de 2014 a 2019. A investigação é de natureza qualitativa, orientada pela matriz epistemológica dialética que possibilita o conhecimento da realidade concreta nas suas inter-relações. Nos delineamentos para a investigação, utilizou-se as modalidades: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa empírica recorreu-se a questionários online como instrumentos para a coleta de dados, aplicados a dez professores efetivos, atuantes no Ensino Fundamental I da rede municipal e a oito diretores dessas instituições. Evidenciou-se que as políticas nacionais influenciaram a construção das políticas municipais de formação continuada de professores, tanto nas suas conquistas positivas, quanto nas suas mazelas.
References
BRASIL. Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017. Dispõe sobre o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_27464570_PORTARIA_N_826_DE_7_DE_JULHO_DE_2017.aspx. Acesso em: 01 fev. 2019.
BRASIL. Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o programa Mais Alfabetização. Brasília, DF: Presidência da República, 2018b. Disponível em: https://www.lex.com.br/legis_27617156_PORTARIA_N_142_DE_22_DE_FEVEREIRO_DE_2018.aspx. Acesso em: 01 fev. 2019.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: CAPES, 2019a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica. Acesso em: 01 nov. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. CNE/CP nº Parecer 14/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Portaria nº 882, de 23 de outubro de 2020 - DOU 26/10/2020, Edição 205, Seção 1, Página 57. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-882-de-23-de-outubro-de-2020-284736247. Acesso em: 05 dez. 2020.
BLASZKO, Caroline; SILVA, Claudia Sebastiana Rosa da.; SILVA, Juarez Francisco da. Formação continuada e desenvolvimento profissional: interpretação das vozes dos professores atuantes no ensino fundamental. Linha mestra, n. 36, p.234-238, set./ dez. 2018. Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/104/0. Acesso em: 24 fev. 2020
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DECKER, Aline Inácio. A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014). Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, SC, 2015. 234 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169522. Acesso em: 21 jan. 2019.
HYPOLITO, Álvaro Luiz M. Trabalho docente e o novo plano nacional de educação: valorização, formação e condições de trabalho. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set./dez., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00517.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.
KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção Primeiros Passos: 23). Disponível em: http://afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Konder,%20Leandro/O%20que%20e%20dialetica.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976.
LEITE, Vania Finholdt Angelo. Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na Escola de Leitores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 39, p. 673-689, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1891/189128924012.pdf. Acesso em: 10 maio 2017. DOI:
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.46, n.159, p.38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00038.pdf. Acesso em: 09 dez. 2018. DOI:
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação continuada de professores: uma análise epistemológica das concepções postas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2015). Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 184-204, maio/ago. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019184. Acesso em: 19 jan. 2020.
MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PICCININI, Claúdia Lino; TONÁCIO, Glória de Melo. Valorização dos professores no plano nacional de educação (2014-2024): muito a ser feito pela valorização dos (as) profissionais de educação. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji. Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. 1. ed. Araraquara: Junqueira &Marin, 2017. 280 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Allan_Kenji/publication/320805367_FORMACAO_DE. Acesso em: 28 jan. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8.ed. são Paulo: Cortez, 2005/2012.
SANTOS, Hellen Thaís dos et al. A formação continuada do docente no ensino fundamental. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 8, n. 1, p. 47-52, jan/jun 2011. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/doaj/16796470/2011/00000008/00000001/art00008;jsessionid=f9pfos80gj532.x-ic-live-02. Acesso em: 15 jan. 2020. DOI: 10.5747/ch.2011.v08.n01.h100
MUNICÍPIO (MG). Lei Complementar Nº 133 de 25 de novembro de 1998. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Municipal: Município: Prefeitura, 1998. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/administracao/arquivos/LC_133.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
MUNICÍPIO (MG). Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Plano de gestão da educação municipal: 2013 – 2016. Prefeitura, 2013.
MUNICÍPIO (MG). Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação e Cultura Conselho Municipal de Educação. Plano Decenal Municipal de Educação: 2015-2024. Município: Prefeitura, 2015a. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/educacao/imagens/PDME/PMDE%202015-2024%20-%20VERSAO%20FINAL_29_05_15.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.
MUNICÍPIO (MG). Lei Complementar Nº 501, de 09 de setembro de 2015. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências Município: Prefeitura, 2015b. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/mg/u/uberaba/lei-complementar/2015/50/501/lei-complementar-n-501-2015-dispoe-sobre-o-plano-de-carreira-cargos-e-salarios-dos-profissionais-do-magisterio-da-educacao-basica-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba-estado-de-minas-gerais-e-da-outras-providencias. Acesso em: 10 mar. 2019.
MUNICÍPIO (MG). Decreto Nº 5.467, de 09 de março de 2016. Dispõe sobre a concessão de Licença Remunerada para o Aperfeiçoamento Profissional do Servidor integrante da Carreira do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, por meio do Programa de Formação Profissional do Magistério Municipal – PFPM. Município: Prefeitura, 2016. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo//educacao/arquivos/LEX/LEX%20INFORMATIVO%20MUNICIPAL%20%203.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.
MUNICÍPIO (MG). Lei Complementar Nº 552 de 15 de setembro de 2017. Altera a Lei Complementar nº 501/2015, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, Estado de Minas Gerais" e dá outras providências. Município: Prefeitura, 2017. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2017/1551%20-%2006-10-2017.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
MUNICÍPIO (MG). Portaria Nº 0019, 14 de março de 2018. Estabelece normas para o cumprimento das atividades referentes à jornada extraclasse do Professor da Educação Básica (PEB), do Educador Infantil e do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino. – Porta Voz Ano 22 Nº 1591. Município: Prefeitura, 2018a. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2018/1591%20-%2014-03-2018.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
MUNICÍPIO (MG). Decreto Nº 5.178, de 14 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre a concessão de licença remunerada ao profissional da carreira do magistério da rede municipal de ensino. Município: Prefeitura, 2020. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/mg/u/uberaba/decreto/2020/518/5178/decreto-n-5178-2020-dispoe-sobre-a-concessao-de-licenca-remunerada-ao-profissional-da-carreira-do-magisterio-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?q=decreto%205.178. Acesso em: 16 abr. 2020.
VOLSI, Maria Eunice França. Políticas Para Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior: em discussão as novas Diretrizes Nacionais para a Formação dos Profissionais do Magistério. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 24., 2016, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_6/6-015.pdf. Acesso em: 29 jan. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).