UMA CARTA PARA MARLI PEREIRA SOARES
Abstract
Esse artigo parte da inspiração afetiva, teórica e política que emerge da escrita de Conceição Evaristo e bell hooks. Ambas mulheres negras, intelectuais e posicionadas no campo dos diálogos entre raça, gênero, corporalidades e narrativas. A escritora Conceição Evaristo nos diz que escrever e publicar é um ato político para negros(as). Já bell hooks nos lembra o poder que há em erguer a voz, em passar de objeto a sujeito na produção de conhecimento. Sendo assim, essas inspirações encontram abrigo em narrativas de, com e para mulheres negras. Afinal, que narrativa pode ser mais insurgente e potente do que aquela que emerge da “escrevivência” de mulheres negras. Que corporalidades expressam mais a “dor e a delícia de ser o que é” do que corporalidades de mulheres negras? Por isso esse texto emerge de uma mulher negra para outra(s). Emerge de um diálogo imaginado e de uma trajetória vivida por Marli Pereira Soares, a Marli Coragem.
References
BRUM, Mario Sérgio. Memórias da Remoção: o incêndio na favela do Pinto e a “culpa” do governo. Disponível em:
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo. São Paulo. Editora Edibolso S.A., 2ª ed., 1976.
O Globo. Acervo [páginas digitalizadas]. Disponível em:
Os 40 anos do Caso Marli (13/10/1979). Reportagem jornalística/Arquivo N Mães x Impunidade. [Rio de Janeiro, Rede Globo de Televisão], 2019. 1 vídeo (12 min 10segs.). Disponível em:
PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo: editora Nós, 2017.
Remoção da Favela da Praia do Pinto – De lá pra Cá -. Documentário apresentado por Anselmo Góes. [Rio de Janeiro, Tv Brasil], 2009. 1 vídeo (33 min 09 segs.). Disponível em:
ROCHA, Maria Alice; Moraes, Maria Teresa. Marli Mulher: tenho pavor de barata, de polícia não. Rio de Janeiro, Ed. Avenir, Coleção Avenir 1981.
SOARES, Fred. Os 50 anos do incêndio que dizimou a favela que entrou para a história do Fla. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).